Cuidados antes de fazer tatuagem: Guia completo

Saber quais são os cuidados antes de fazer tatuagem é indispensável para garantir uma boa cicatrização. Afinal, os preparos devem começar antes mesmo de haver uma “agressão” à pele, deixando-a pronta para a sua recuperação.

Para saber mais, continue lendo o nosso conteúdo.

Cuidados antes de fazer tatuagem: Veja como se preparar

Os cuidados antes de fazer tatuagem vão desde externos (com a aplicação de hidratantes), até os internos (com ingestão de água e bons alimentos). Conheça cada um deles:

1- Mantenha o corpo hidratado

O nosso corpo é composto por 60% de água e, por isso, precisamos ingeri-la com bastante frequência, garantindo a nossa hidratação e o funcionamento dos órgãos da melhor maneira.

Entretanto, é preciso que você beba bastante água dias antes de fazer a sua tatuagem. Isso porque a pele hidratada terá um processo de recuperação muito mais eficiente e ágil.

2- Utilize hidratantes corporais (o inchaço facilita a pigmentação)

Os hidratantes corporais são ótimos para complementar o processo de hidratação da pele. Afinal, infelizmente o nosso tecido cutâneo não é capaz de absorver uma quantidade interessante de água apenas com o consumo interno.

Mas sim, é preciso hidratar externamente algumas regiões (especialmente joelhos, cotovelos e calcanhares).

Essa hidratação deixará a célula um pouquinho mais “inchada”, o que fará com que a pigmentação seja absorvida com muito mais facilidade.

3- Não consuma drogas ou álcool 24 horas antes (o corpo precisa dar atenção à tatuagem)

É imprescindível que você considere os cuidados antes de fazer tatuagem para que o seu corpo consiga dar atenção total à cicatrização.

Ou seja, não consuma drogas ou álcool 24 horas antes de fazer a sua tatuagem. Se você consumir, seu corpo (especialmente seu fígado) terá que trabalhar pela desintoxicação, e isso tirará esforços importantes que deveriam estar voltados à tatuagem.

4- Medicamentos anti-inflamatórios e para dor também atrapalham

Consumir medicamentos anti-inflamatórios e para dor também podem atrapalhar o processo de cicatrização.

O mesmo vale para medicamentos para dor de cabeça ou relaxantes musculares. Os mesmos geram alterações em nosso organismo, e por isso podem atrapalhar a cicatrização da sua nova tatuagem.

Entretanto, se você adoecer e necessitar de medicamentos, é melhor aguardar a sua recuperação do que fazer a tatuagem simplesmente.

5- Tenha uma alimentação equilibrada

A nossa alimentação impacta diretamente na saúde do nosso corpo. É ela quem nos auxiliará para termos um sistema imunológico mais forte, além de garantir o funcionamento de cada pedacinho do nosso corpo.

Quando negligenciamos a alimentação, podemos desenvolver inflamações, retenção de líquidos e até mesmo enfermidades.

Por conta disso, alimente-se bem por pelo menos 15 dias antes de fazer a tatuagem e durante todo o processo de cicatrização.

Obviamente, a alimentação saudável e bons hábitos diários deveriam manter-se todos os dias, entretanto, nem sempre os cuidados acontecem.

Porém, os cuidados antes de fazer tatuagem incluem uma boa alimentação, e se você não quer lidar com complicações, siga um cardápio leve, equilibrado e saudável. Seu corpo e a sua pele agradecem ao cuidado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.