Como aliviar a dor de cabeça sem tomar medicamentos

Entenda como aliviar a dor de cabeça sem tomar medicamentos e tenha hábitos mais saudáveis e leves. Afinal, só quem sofre com dores de cabeça sabe o quanto isso pode ser desgastante e o quanto pode atrapalhar a rotina.

Porém, não dá para ficar tomando analgésico a todo momento, não é mesmo? É preciso criar estratégias mais naturais para driblar o problema da melhor maneira. Veja como fazer isso no nosso guia de hoje.

Como aliviar a dor de cabeça sem tomar medicamentos

Para que você entenda como aliviar a dor de cabeça sem tomar medicamentos, é de suma importância que você saiba interpretar a sua dor.

Mas o que isso quer dizer na prática? Quer dizer que você precisa saber se a sua dor de cabeça é proveniente de picos de estresse, ansiedade ou se está sofrendo de enxaqueca propriamente dita.

Assim, você conseguirá criar formas de amenizar a dor de maneira efetiva. Por isso, primeiro observe e depois comece com as alternativas, ok?

1- Use compressas quentes ou frias, de acordo com a dor de cabeça

Como mencionamos, reconhecer a causa da dor de cabeça é o primeiro passo para aliviá-la. Assim, você deverá:

  • Usar compressas frias: Quando você notar que a dor de cabeça é constante e está diretamente relacionada com enxaqueca. Isso porque o frio irá diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos, causando uma sensação de relaxamento e menor dor.
  • Usar compressas quentes: Quando a dor de cabeça for mais no sentido tensional, ocasionada por estresse, experimente compressas de água quente. Isso irá dilatar os vasos e relaxar o corpo. Vale, inclusive, apostar em um banho quente.

Lembre-se que as compressas devem ser aplicadas na nuca ou na testa.

2- Beba bastante líquido ao longo do dia

Muitas vezes a dor de cabeça pode estar associada com a desidratação do corpo. Por isso, beber bastante líquido, como chás e a nossa amada água, é essencial para diminuir as dores. Experimente manter uma garrafinha de água sempre por perto e observe se a dor diminuirá.

3- Consuma cafeína (café, chá de canela, etc.)

Se você é uma pessoa observadora, perceberá que grande parte dos analgésicos contam com cafeína em sua composição. Por isso, se você quer saber como aliviar a dor de cabeça sem ter que tomá-lo, consuma o que possa ser semelhante, porém, natural!

Por isso, beba café forte ou um chá de canela. Lembre-se apenas de se atentar para a causa da dor de cabeça, pois algumas podem estar associada com a aceleração e a cafeína poderá piorar o caso, ok?

4- Massagem na cabeça

Por fim, a massagem na cabeça também pode ser uma boa pedida. Experimente pressionar com a ponta dos dedos o couro cabeludo, a nuca, a testa e as têmporas. Faça movimentos circulares.

Isso irá aumentar a circulação sanguínea e dará uma maior sensação de relaxamento e prazer, diminuindo as dores e todos os desconfortos causados pela dor de cabeça.

  • Dica extra: Una todas as nossas dicas com um repouso em um ambiente silencioso, arejado, com uma iluminação amena e tranquilo. Isso irá melhorar ainda mais as sensações e você se recuperará mais rápido.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.