Quais são os benefícios do chá de camomila?

Conheça quais são os benefícios do chá de camomila e aprenda a incluir esta infusão incrível no seu dia-a-dia.

Com um bom chá de camomila você poderá desacelerar, diminuir as sensações de estresse e ansiedade, e ainda promover uma noite de sono mais revigorante.

Veja quais são os benefícios do chá de camomila

Os benefícios do chá de camomila aparecem tanto quando você utiliza as flores secas, quanto prepara a partir dos sachês prontos comprados em mercado. Veja quais são as vantagens desta saborosa infusão:

1- Diminui a agitação e hiperatividade

O chá de camomila é um ótimo aliado na redução de agitação e hiperatividade. Sendo assim, uma opção muito utilizada em dias corridos que promovem estresse, por exemplo.

Suas propriedades levemente sedativas agem no Sistema Nervoso Central, diminuindo aquela sensação de “energia” e induzindo o sono.

2- Alivia o estresse e ansiedade

A ansiedade e o estresse caminham praticamente lado a lado. Quem tem picos de estresse ou crises de ansiedade sabe o quanto estes quadros podem atrapalhar a rotina.

No entanto, o consumo da infusão de camomila é capaz de tranquilizar a pessoa e fazer com que ela se sinta mais leve e calma, diminuindo os sintomas de desequilíbrio.

3- Ajuda a acalmar e desacelerar

Quando passamos por um dia muito corrido, na hora de deitar podemos sentir aquela sensação de que o corpo ainda está “agitado” e “acelerado”. Isso acontece porque o nosso cérebro ainda está muito ativo, o que dificulta o sono e o descanso.

Entretanto, propriedades calmantes e relaxantes da camomila são capazes de trazer mais conforto e calma, diminuindo a sensação de alerta no organismo e induzindo o hormônio do sono.

4- Alivia a sensação de má digestão

A camomila é anti-bacteriana, anti-inflamatória, cicatrizante e anti-espasmódica, sendo assim, a combinação perfeita para aliviar aquela sensação de inchaço que pode surgir depois que consumimos aquele lanche “pesado”.

5- Promove alívio para as dores menstruais

Só quem sofre de cólicas menstruais sabe o quanto podem ser incômodas e até impedem que a mulher faça suas atividades como de costume.

Por isso, consumir chá de camomila pode ajudar a aliviar as dores, relaxando o corpo e diminuindo os espasmos causados pelas cólicas.

Como consumir o chá de camomila?

Agora que você já entendeu quais são os benefícios do chá de camomila, é hora de acompanhar a nossa receita saborosa para preparar a sua infusão. Veja:

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de flores secas de camomila.
  • 150 ml de água filtrada.
  • Mel a gosto.

Modo de preparo

  1. Primeiramente, ferva a água e deixe-a borbulhar. Desligue o fogo.
  2. Espere alguns segundos e coloque as flores na xícara, despejando a água quente em cima.
  3. Acrescente mel a gosto e misture bem.
  4. Espere a infusão agir, cobrindo-a e coe logo depois.
  5. Agora é só beber a vontade, de preferência unindo a bebida com outros cuidados com a higiene do sono.

Lembre-se que apesar de o chá de camomila ser natural, não é indicado que você beba mais do que 3 xícaras por dia. Além disso, tente beber sempre em momentos que puder relaxar e diminuir a excitação, para assim não atrapalhar o rendimento no trabalho, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.