Como aumentar as horas de sono profundo

Aumentar as horas de sono profundo é o objetivo de muitas pessoas, especialmente daquelas que controlam o sono com aplicativos e assistentes eletrônicos.

O fato é que no sono profundo o nosso corpo “se desliga” praticamente por completo, sendo este o momento em que relaxamos profundamente, o nosso cérebro dá o seu “restart” e sequer sonhamos.

Por isso, manter uma rotina com uma boa quantidade de sono profundo é imprescindível para termos mais energia e bem-estar ao longo de nossas rotinas. Veja a seguir informações importantes sobre o assunto.

Como aumentar as horas de sono profundo

Aumentar as horas de sono profundo não é algo tão simples, porém, é possível desde que você passe a criar uma rotina de sono qualificada, capaz de estabelecer um hábito ao seu ciclo circadiano.

1- Pare de interromper o seu ciclo de sono

O nosso ciclo de sono, de maneira geral, pode durar 90 minutos. Isto é, dentro deste tempo nós passamos pelas duas fases de sono leve; pelo sono REM e pelo sono profundo.

O problema surge quando costumamos interromper este ciclo, fazendo com que uma das fases não seja cumprida de maneira eficiente.

Logo, uma dessas fases poderá ser o momento do sono profundo, fazendo com que o momento de restauração do nosso cérebro seja interrompido.

Portanto, quando for montar a sua rotina de sono, estipule sempre algo que não quebre um ciclo. Por exemplo, não durma 2 horas, mas sim uma hora e meia ou três horas, e assim por diante.

2- Mantenha uma rotina de exercícios

Manter uma rotina de exercícios físicos é muito importante. Embora esta dica seja clichê, ela precisa ser dita.

Sem uma rotina de exercícios passamos a ter mais dificuldades para adormecer e, consequentemente, entrar no estado de sono profundo.

Por isso, pelo menos 30 minutos diários de exercícios precisam acontecer.

3- Hidrate o seu corpo – mas cuidado com o horário

A hidratação do corpo também é muito importante para que todas as funções de nosso organismo se mantenham em dia. Entretanto, cuidado com o horário.

Consumir líquidos em demasia, pouco antes de dormir, pode fazer com que você tenha a necessidade de ir ao banheiro durante a noite. Afinal, para isso, o seu corpo precisará ser acordado e, consequentemente, poderá interromper um dos ciclos do sono.

4- Como aumentar as horas de sono profundo: Procure cuidar da sua saúde mental

A sua saúde mental também precisa estar em dia. Isso porque muitas vezes o estresse e a ansiedade podem provocar dificuldades em adormecer, devido aos pensamentos que invadem a sua mente.

Como consequência, até mesmo o sono profundo pode ser mais difícil de ser atingido. Portanto, mantenha sempre os cuidados com sua saúde mental: sempre praticando o autoconhecimento e/ou buscando alternativas como a psicoterapia.

5- Alimente-se bem

A sua alimentação impacta o modo como você irá relaxar na hora de dormir. Afinal, para aumentar as horas de sono profundo, o seu corpo precisa se “desligar” de maneira eficiente.

Isto é, se você consumir alimentos pesados e difíceis de serem digeridos, a tendência é que o seu sistema digestivo precise ficar trabalhando arduamente por muito tempo, dificultando o relaxamento do organismo.

Por isso, à noite, prefira alimentos mais leves e com fibras, para manter a saciedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.