Analgésicos naturais: Conheça as melhores opções

Os analgésicos naturais podem ser uma alternativa interessante de tratar em casa alguns tipos de dores. Especialmente quando não queremos recorrer aos comprimidos e medicamentos, numa tentativa de seguir uma rotina mais leve e saudável.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com dicas de analgésicos para você consumir em casa. Acompanhe abaixo:

Melhores analgésicos naturais

Veja a seguir quais são os melhores analgésicos naturais e entenda as formas de consumi-los:

1- Cravinho-da-índia

O cravinho-da-índia é um poderoso analgésico natural, além de ser um ótimo anti-inflamatório. Ele costuma ser utilizado no caso de dor de dente, para aliviar a sensação de dor e também agir como um potente anti-inflamatório no tratamento do problema.

Para isso, você pode consumi-lo como se fosse uma balinha, mascando ou chupando o cravinho. Quanto mais você pôr diretamente na região afetada, melhor. Porém, sem exagerar, ok? Você não precisa passar o dia com cravinhos na boca.

Outros benefícios do cravinho-da-índia:

  • Alivia dores de cabeça;
  • Trata resfriado;
  • Alivia inflamações;
  • Trata e alivia náuseas.

2- Canela

A canela, além de acelerar o nosso metabolismo e auxiliar no processo de emagrecimento, também é um ótimo analgésico natural, especialmente para tratar problemas relacionadas à TPM.

Sendo assim, consumir o chá de canela pode ser uma ótima pedida para reduzir os espasmos menstruais, diminuindo as cólicas e inchaços. Neste caso, até mesmo o fluxo do período ficará mais equilibrado.

3- Açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra possui propriedades antioxidantes, que são responsáveis por expulsar os radicais livres do nosso organismo. Sendo estes, por sua vez, responsáveis pelo envelhecimento precoce das nossas células.

Além disso, este poderoso analgésico natural pode ser utilizado em casos de indigestão, úlceras e dores no estômago. Você pode preparar uma infusão para consumir o açafrão-da-terra e ter os benefícios que deseja.

Para isso, ferva 1 litro de água e acrescente uma colher de sopa de açafrão-da-terra. Deixe fervendo por 10 minutos e desligue o fogo, abafando a mistura. Passado este tempo, coe e consuma o chá.

4- Analgésicos naturais: Compressas quentes e frias

As compressas quentes e frias também são poderosos analgésicos naturais que nem todo mundo conhece de verdade.

Para usar corretamente, é preciso que você aplique as compressas frias quando sentir que a lesão acabou de acontecer. Assim, o inchaço irá diminuir e a sensação de dor também tende a se tornar menor. Você deverá seguir com as compressas por pelo menos 3 dias.

Passado este período, a compressa de água quente poderá relaxar o músculo ou a região lesionada, impedindo que fique rígida. Desse modo, haverá uma maior irrigação de sangue na região, promovendo uma sensação de bem-estar que diminui a dor e ainda auxilia na recuperação.

Veja também: Como aliviar as dores musculares – Veja nossas dicas caseiras!

Se o problema persistir, busque auxílio

Os analgésicos naturais têm por objetivo aliviar a dor e ser um tratamento para questões mais superficiais. Entretanto, se você perceber que mesmo seguindo as nossas dicas você ainda tem sentido muita dor, é importante que busque auxílio médico para descobrir a real origem do problema.

Desse modo você poderá tratar a causa, e não apenas o sintoma, e terá uma recuperação melhor da dor. Os analgésicos aqui citados são apenas para lhe informar e lhe ajudar a lidar com a dor nos primeiros momentos, antes da consulta médica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.