Saúde e Bem Estar

Saúde mental e estudos a distância: Como conciliar?

Para conciliar saúde mental e estudos a distância é preciso avaliar a sua rotina e respeitar os seus limites. Não existe fórmula mágica que garanta um bom rendimento nos estudos e, concomitantemente, o bem-estar. O que existe, na prática, é o equilíbrio e um bom planejamento.

E é justamente sobre isso que discutimos no decorrer deste texto. Acompanhe a nossa reflexão de hoje e saiba mais. 😉

Como conciliar saúde mental e estudos a distância?

Conseguir conciliar saúde mental e estudos a distância é fundamental para garantir um bom desempenho nas suas atividades. Quando há ausência de saúde mental e o estresse opera, por exemplo, a sua aprendizagem pode ser prejudicada.

Por isso, incluir práticas saudáveis na sua rotina é uma peça-chave para o sucesso nos estudos. Veja considerações semelhantes a essa e saiba mais sobre como conciliar saúde mental e estudos a distância:

1. Crie uma rotina bem estruturada para você

Ter uma rotina de estudos é imprescindível. Com ela você mantém as suas tarefas muito mais organizadas e efetivas. E assim, evita que caia na procrastinação ou na monotonia, por exemplo.

Portanto, regra número um: tenha um efetivo cronograma de estudos. E trabalhe em cima dele, sempre alinhando-o à sua rotina e forma de aprender.

2. Não queira atingir a perfeição

Cuidado com aquela ideia errônea de querer sempre tirar notas altíssimas ou concluir trabalhos impecáveis. A perfeição não existe, e isso é um fato importante de se ter em mente.

Afinal, quando queremos ser perfeccionistas nos estudos, podemos nos sentir muito estressados, cansados e irritados. Além disso, a tendência é que tenhamos mais crises de procrastinação, uma vez que queremos deixar algo cada vez mais “perfeito”. Cuidado!

3. Cuidado com a sobrecarga de tarefas e estudos

Não exagere na sobrecarga de tarefas. Saiba quais são os seus limites diários e estude dentro desse limite. Afinal, passar dos limites pode apenas fazer com que você se sinta esgotado e, inclusive, não aprenda nada.

4. Invista em hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis devem ser incluídos na rotina de qualquer pessoa que quer manter uma boa relação entre saúde mental e estudos a distância.

Por isso, tenha uma vida ativa, pratique exercícios, alimente-se adequadamente e cuide muito bem do seu sono. Assim você conquista um corpo saudável, disposto e pronto para aprender algo novo.

5. Aposte em momentos de descanso para a mente e o corpo

Você não precisa estudar por horas ininterruptas. É possível fazer pausas inteligentes para conseguir descansar a mente e o corpo.

Distraia-se com algo que seja interessante e divertido. Relaxe o corpo. Caminhe dentro de casa. Tome um café. E assim por diante.

Dessa forma você fica pronto para uma “nova rodada” de estudos incríveis.

6. Conte com a ajuda e o apoio dos seus familiares e amigos

Lembre-se de alertar os seus amigos e familiares sobre a sua tentativa de manter uma boa relação entre saúde mental e estudos a distância.

Ou seja, avise-os que você estará ocupado e peça que ninguém interrompa você. Também solicite que os seus amigos não fiquem fazendo convites para sair na sua hora de estudos, a fim de respeitar o seu tempo e a sua dedicação.

Assim você aumenta as chances de sucessos nos seus estudos. 🙂