Os moradores de Petrópolis (RJ), atingidos pela fortes chuvas nesta semana, poderão solicitar o saque do FGTS. A informação foi confirmada pela Caixa Econômica Federal.
A Caixa ainda prometeu enviar um caminhão-agência a cidade, para agilizar os atendimentos as pessoas atingidas pela calamidade pública. Outro benefício é que este grupo de pessoas poderá além de realizar o saque do FGTS, poderão solicitar também uma pausa de 90 dias em pagamentos de contratos habitacionais.
Como solicitar o saque do FGTS?
A solicitação pode ser feita de forma simples pela internet:
- Acesse o aplicativo do FGTS;
- Escolha a opção “Meus saques”;
- Indique uma conta para depósito (nenhuma taxa é cobrada e a conta poderá ser de qualquer banco).
O saque calamidade do FGTS, para a cidade de Petrópolis, deve permanecer liberado até 2 de maio.
Outros endereços podem ser incluídos nos próximos dias, basta a Defesa Civil local fazer uma Declaração das Áreas Afetadas e o Formulário de informação do Desastre (Fide).
Uma segunda opção de saque do FGTS seria comparecer até uma agência da Caixa, mas vale lembrar que está forma pode ser mais complicada, devido a suspensão de funcionamento de alguns locais, devido a falta de luz e de serviços de telecomunicações.
Prestação de financiamento
Como já dito acima, as famílias atingidas pela chuva poderão solicitar também uma pausa de 90 dias em contratos de financiamentos imobiliários.
Para isso há duas maneiras de solicitar:
Pelo app de habitação da Caixa:
- Faça login no app;
- Selecione “pausa emergencial”;
- Leia as orientações e selecione “Próximo” e informe os dados solicitados.
Pelo telefone:
- Ligue no telefone 0800-104-0104 e faça a solicitação;
- Não se esqueça de ter documentos pessoas e o contrato com fácil acesso.
Caminhão- agência
O caminhão agência prometido pela Caixa deve se instalar em Petrópolis nos próximos dias e atenderá os cidadãos das 8h às 18h. Haverá caixa eletrônico para saque de dinheiro, além de outros serviços como desbloqueio de cartões e senhas, atendimentos referentes Auxílio Brasil, do abono salarial do PIS/Pasep e há cotistas do FGTS e mutuários.
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma espécie de reserva para o trabalhador. Ele está previsto em contratos firmados com base na CLT.
Todo mês a empresa deposita 8% do valor do salário do funcionário e o dinheiro só pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa. Em caso de demissão sem justa causa ou então pedido de demissão por parte do funcionário, o dinheiro permanecerá no fundo, porém sem poder ser movimentado.
Outras possibilidades para ter acesso ao dinheiro é num financiamento de uma casa ou então aderindo a modalidade “Saque Aniversário”. A modalidade da direito a saques anuais de valores específicos, porém em caso de demissão o trabalhador não poderá sacar todo o valor do fundo depositado pela empresa.
Após solicitado, o tempo de permanência mínima na modalidade Saque Aniversário é de dois anos.