Atenção, trabalhador! Os moradores de Uruçuca (BA), atingidos pelas fortes chuvas, poderão se utilizar do saque do FGTS ( Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os valores estão liberados para saque deste esta quinta-feira (17).
Leia também: Auxílio Brasil entra em contagem regressiva
É importante que aquelas que tenham direito fiquem atento e solicitem o beneficio pelo aplicativo o mais breve possível já que há prazo; e este se encerra no dia 28 de março. Ou seja, os trabalhadores terão menos de um mês para solicitar os valores.
Mas calma, o processo de solicitação não é nenhum bicho de sete cabeças e é feito diretamente pelo aplicativo do FGTS.
Qual o valor liberado?
Não há valor mínimo, mas o máximo que se poderá sacar é de R$ 6.220. Importante lembrar que se trata de uma liberação e não um novo saldo liberado pelo governo.
Em outras palavras, cada trabalhador só terá direito ao valor que possui no fundo. É possível sacar o valor independente do ano que trabalhou ou empresa.
“Segundo a Caixa Econômica Federal, trabalhadores de 73 municípios da Bahia, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo foram habilitados para saques do FGTS em função do estado de calamidade provocado pelas chuvas”, informou a Agência Brasil.
Como solicitar os valores?
- Para solicitar os valores do saque do FGTS acesse o aplicativo oficial;
- Depois selecione: “Meus Saques”;
- Indique a conta que deseja receber;
- Aguarde o prazo de até 5 dias para análise e liberação.
Saque do FGTS para todos
O governo federal estuda liberar o saque do FGTS, de até R$ 1 mil, para todos os trabalhadores. A medida faria parte do “pacote de bondades”, planejado pelo governo para injetar dinheiro na economia.
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma espécie de reserva para o trabalhador. Ele está previsto em contratos firmados com base na CLT.
Todo mês a empresa deposita 8% do valor do salário do funcionário e o dinheiro só pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa. Em caso de demissão sem justa causa ou então pedido de demissão por parte do funcionário, o dinheiro permanecerá no fundo, porém sem poder ser movimentado.
Outras possibilidades para ter acesso ao dinheiro é num financiamento de uma casa ou então aderindo a modalidade “Saque Aniversário”. A modalidade da direito a saques anuais de valores específicos, porém em caso de demissão o trabalhador não poderá sacar todo o valor do fundo depositado pela empresa.
Após solicitado, o tempo de permanência mínima na modalidade Saque Aniversário é de dois anos.