São Paulo propõe reajuste médio de 20% para salário dos policiais

São Paulo propõe reajuste médio de 20% para salário dos policiais

Proposta foi entregue pelo governador Tarcísio de Freitas na Alesp na tarde desta terça-feira (2). Veja detalhes do texto

Policiais civis, militares e bombeiros do estado de São Paulo poderão ter um reajuste médio de 20,2% em seus salários este ano. Ao menos esta foi a proposta de lei entregue pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta terça-feira (2). O reajuste salarial para profissionais da segurança pública foi uma das principais promessas de campanha dele nas eleições do ano passado.

A proposta em questão foi entregue pessoalmente por Tarcísio de Freitas aos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Para começar a valer de fato, os parlamentares precisam aprovar o texto, que ainda não teve grande parte do seu conteúdo revelado.

O governador decidiu fazer mistério sobre os valores que serão pagos de fato para cada categoria. Embora já seja de conhecimento público que o reajuste médio será de 20,2%, ainda não é possível saber quais profissionais dentro da área da segurança pública poderiam passar a receber aumentos maiores no decorrer dos próximos meses.

Mesmo que não tenha detalhado o texto, Tarcísio adiantou que o objetivo geral é oferecer os aumentos maiores para os profissionais das chamadas carreiras iniciais. De acordo com ele, esta ideia parte de uma estratégia para fazer com que o Governo local consiga fazer uma retenção dos profissionais.

A diferenciação dos pagamentos entre os diferentes trabalhadores é um ponto de atenção em toda esta história. Informações de bastidores colhidas pelo jornal Folha de São Paulo indicam que agentes da polícia civil não devem aceitar de bom grado um cenário em que eles recebam um reajuste menor do que os militares, por exemplo.

“Nosso foco é melhorar a questão da segurança e, para isso, vamos empregar tecnologia e reforçar os efetivos. Mas não adianta contratar e não conseguir preservar os profissionais. Isso tem a ver com um dos componentes de valorização profissional, que é a questão salarial. Para isso, estamos enviando o projeto de recomposição salarial para as polícias” disse Tarcísio.

“A ideia é que a gente tenha todos os aumentos superiores, em alguma medida, à inflação. Estamos estudando a questão das polícias penais, das carreiras de saúde, das fundações, enfim, toda a administração direta e indireta”, afirmou Tarcísio.

Quem seria beneficiado?

Segundo informações do Governo do estado de São Paulo, caso a Alesp aprove a medida e o salário médio dos agentes seja reajustado, cerca de 150 mil integrantes das forças de segurança poderiam receber os aumentos a partir dos próximos meses.

Estamos falando de:

  • Profissionais da Polícia Civil;
  • Profissionais da Polícia Militar;
  • Profissionais da Polícia Técnico-Científica;
  • Profissionais do Corpo de Bombeiros;
  • Aposentados e pensionistas da área.

Quando sai do papel?

Segundo a secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, a ideia é começar os pagamentos reajustados já a partir da folha de julho. Este movimento, no entanto, vai depender necessariamente da celeridade que os deputados estaduais darão ao projeto.

Embora não exista um prazo para a votação do texto do projeto na Assembleia Legislativa, informações de bastidores dão conta de que o governador Tarcísio de Freitas está confiante. Ele tem a maioria dos deputados ao seu lado e, em condições normais, não deve encontrar dificuldades para aprovar o tema.

Aumento do salário

Vale lembrar que também nesta terça-feira (2), o governador de São Paulo apresentou um segundo projeto de lei que visa elevar o salário mínimo estadual. Neste caso, a ideia é aplicar um reajuste que pode chegar a mais de 20% a depender da faixa em que o trabalhador se encontra.

Segundo Tarcísio, o salário mínimo estadual deverá alcançar a marca dos R$ 1.555 para todas as faixas. Até mesmo membros da oposição ao governador já estão sinalizando que devem ajudar a aprovar a medida na Alesp.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?