A Samsung Electronics anunciou o Galaxy for the Planet, seu novo programa de sustentabilidade para sua área de dispositivos móveis. Impulsionada por sua escala, inovação e espírito de colaboração aberta, a intenção é realizar ações climáticas que gerem resultado em todo o seu negócio.
Como parte deste plano, a Samsung estabeleceu um conjunto inicial de metas a serem alcançadas até 2025, como a inserção de mais materiais reciclados em seus produtos. A intenção é reduzir sua pegada ambiental e diminuir o esgotamento de recursos desde a produção até o descarte dos seus produtos Galaxy.
Na visão da fabricante, a indústria tem a responsabilidade de fornecer soluções inovadoras para proteger o futuro do planeta. A Samsung entende que é seu papel contribuir com esforços que correspondam ao tamanho da empresa e a influência que ela exerce no mundo.
“Galaxy for the Planet é um passo importante em nossa jornada para a criação de um mundo mais sustentável, e faremos isso com a abertura, transparência e colaboração que impulsionam tudo o que realizamos”, diz a empresa, em comunicado à imprensa.
Um dos objetivos é integrar práticas sustentáveis diretamente nos estágios de produção para minimizar o impacto ambiental. A fabricante traçou metas iniciais para 2025 e planeja desenvolver novos compromissos para serem atingidos no futuro.
As metas da Samsung até 2025
- Incorporar material reciclado em todos os novos produtos móveis. A ideia é promover uma economia mais circular a partir da inserção de materiais ecológicos em seus produtos. Com o objetivo de usar material reciclado em todos os novos dispositivos móveis até 2025, a Samsung usará diversos materiais reciclados em seus produtos, levando em consideração sua resistência, estética e durabilidade.
- Eliminar todos os plásticos das embalagens de dispositivos móveis. A Samsung já está trabalhando para a eliminação total de plásticos de uso único das embalagens de produtos até 2025. A empresa anunciou a redução, remoção e substituição de recursos e materiais desnecessários tradicionalmente usados em embalagens de dispositivos e incorporando soluções ecológicas.
- Reduzir o consumo de energia no modo de espera de todos os carregadores de smartphone para menos de 0,005 W. A Samsung vai priorizar a tecnologia de economia de energia para aumentar a eficiência energética. A intenção é eliminar o consumo de energia de carregadores quando estão ligados à tomada, conectados ou não a um aparelho. Ela já reduziu, com sucesso, o consumo de energia em modo de espera em todos os carregadores de smartphone para 0,02 W e agora vai em busca de diminuir ainda mais.
- Atingir zero descarte em aterros. A Samsung já está minimizando os resíduos gerados em seus locais de trabalho de dispositivos móveis, com o compromisso de desviar todos os resíduos dos aterros até 2025. A empresa também trabalhará para reduzir o lixo eletrônico em escala global, otimizando o ciclo de vida do produto e melhorando os processos de design. A companhia vai manter iniciativas como os programas Galaxy Upcycling, Certified Re-Newed e Trade-In.
Mais inovação para a sustentabilidade
A fabricante também anunciou que seguirá desenvolvendo novas maneiras de enfrentar a crise climática. Ela ainda pretende expandir seu papel na aceleração do progresso para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Samsung está dedicada em relatar o progresso de forma transparente e em trabalhar com colegas e parceiros da indústria ao longo da sua jornada de sustentabilidade.
A fabricante entende que não pode fazer tudo sozinha e que diminuir os impactos ambientais é um processo de todo o mundo. A Samsung diz que se esforça para fazer sua parte e que aposta em parcerias estratégicas entre setores, indústrias e mercados a fim de habilitar um impacto positivo no plante e alcançar um futuro mais sustentável.
Por isso, a empresa afirma que seus produtos são projetados para minimizar o impacto no meio ambiente durante todo o seu ciclo de vida. Isso inclui chips semicondutores de baixo consumo de energia, embalagens sustentáveis, tecnologia de economia de energia e a capacidade de reutilizar dispositivos antigos.