SAIU! Veja como você pode conseguir CONVITE para a nova rede social do Instagram
Nova rede social cresce em progressão aritmética e aparenta ser um rival forte para o Twitter
A Meta acaba de copiar mais um concorrente. Depois de copiar o Snapchat com os Stories e o TikTok com o Reels, a empresa decidiu olhar para uma rede social mais veterana para servir como fonte de inspiração para um novo recurso. Trata-se do Threads, que provavelmente vai ser mais conhecido no Brasil como o “Twitter do Instagram”.
A novidade já conquistou 25 milhões de inscritos até agora – lembrando que foi lançada ontem (5/7). Segundo o diretor do Instagram, Adam Mosseri, a ideia do Threads surgiu a partir da observação de um mercado já consolidado pelo Twitter, mas que poderia oferecer mais alternativas de ambientes para conversas públicas. Para a empresa, parecia haver espaço para criar algo aberto e benéfico para os usuários ativos no Instagram.
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Provavelmente, o executivo viu uma oportunidade de mercado após o Twitter conquistar insatisfação de usuários após sua venda para o bilionário Elon Musk. Desde que assumiu a chefia da rede social de micro textos, Musk promoveu o verificado pago e, recentemente, limitou o número de posts que os usuários podem ver, entre outras iniciativas impopulares.
Já o Threads, que pode não ter um nome fácil para a pronúncia do português brasileiro, pode se tornar popular se conseguir pegar carona no número de usuários do Instagram. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil, o aplicativo está em 55% das telas iniciais de smartphones de brasileiros.
O que o Threads oferece e como acessar
Ao contrário do Instagram, hoje muito focado em vídeos e imagens, o Threads vai se dedicar ao compartilhamento de textos curtos, mas ainda será possível publicar fotos, compartilhar postagens de outros usuários e comentar em publicações. Ela já está disponível na web e em breve será lançada para dispositivos Android e iOS.
O Threads destaca-se também por permitir a publicação de postagens de até 500 caracteres, imagens e vídeos de até cinco minutos, e por não contar com publicidade no momento. O Threads está disponível inicialmente em 100 países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil, mas não na União Europeia, devido a complexidades de conformidade com algumas leis que entrarão em vigor no próximo ano.
Para obter um convite para usar o Threads, é preciso seguir estas etapas simples:
- Entre no Instagram em seu smartphone;
- Toque no botão de pesquisa, localizado na parte inferior da tela;
- Digite “Threads” na barra de pesquisa;
- Assim que você termina de digitar aparece um tíquete vermelho na barra de pesquisas;
- Toque no tíquete para acessar o convite.
A seguir aparecerá uma tela com uma contagem regressiva que indica o tempo restante para o lançamento do Threads. Além disso, você terá a opção de definir um lembrete, permitindo ao app enviar uma notificação quando sua vez de entrar no Threads estiver disponível.
O crescimento explosivo do Instagram Threads
Apesar de só ter passado pouco mais de doze horas após o lançamento do aplicativo, o ritmo de registros – consistindo na simples tarefa de clicar num botão três ou quatro vezes, supondo que você já possua uma das mais de 2 bilhões de contas do Instagram – não desacelerou. Até agora, o número máximo de inscrição que observamos (visível no perfil do Instagram de uma conta vinculada) é de 26.051.591.
Esta explosão de novos usuários no Instagram Threads demonstra o potencial da aplicação de expandir ainda mais a base de usuários do Instagram. O aplicativo apela para a geração mais jovem de usuários de mídia social que valorizam a facilidade de uso e as interações íntimas, principalmente em um momento em que as redes sociais são cada vez mais criticadas por promoverem experiências impessoais e distantes.
Embora ainda seja cedo para prever o futuro do Instagram Threads, este início promissor sugere que o aplicativo pode ter um papel importante na estratégia a longo prazo da Meta. Enquanto isso, a empresa com certeza continuará a encontrar maneiras de refinar e melhorar o aplicativo baseada no feedback dos primeiros usuários, buscando nos próximos meses novas funções e recursos para manter a base crescente de usuários engajada e satisfeita.