A Caixa Econômica Federal inicia os pagamentos de uma nova rodada do Auxílio Gás na próxima segunda-feira (17).
A saber, o crédito será antecipado para 658 mil famílias do Rio Grande do Sul. Assim, as parcelas estarão disponíveis para todos os beneficiários do estado no primeiro dia do calendário, independentemente do dígito final do NIS (Número de Identificação Social).
Valor do Auxílio Gás
O Auxílio Gás foi criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias. Atualmente, mais de 5,5 milhões de famílias recebem, bimestralmente, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.
Cabe explicar que o cálculo vem pela média dos últimos 6 meses, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Desse modo, em junho, o valor será de R$ 102.
Ainda mais, para quem não será contemplado com a antecipação, segue a regra habitual, na qual os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário.
Além disso, seguem o calendário de depósitos do Programa Bolsa Família.
Quem tem direito ao benefício?
O Auxílio Gás é voltado para as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único. Contudo, é essencial ressaltar que ter o registro não garante o recebimento.
Então, para se enquadrar no Auxílio Gás, a renda familiar mensal deve ser de, no máximo, meio salário mínimo por pessoa.
Em complemento, a família pode ter um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para ter direito. Mulheres vítimas de violência doméstica também têm preferência no recebimento.
Pagamentos do Auxílio Gás
Como mencionado, eles ocorrem bimestralmente e a Caixa Econômica Federal é responsável pelo repasse dos valores aos beneficiários do programa.
Ainda mais, a consulta do Auxílio-Gás pelo CPF pode ser realizada por meio do aplicativo do Bolsa Família, Caixa Tem e no Portal Cidadão Caixa.
Como sacar o Auxílio Gás?
Os beneficiários podem movimentar os valores, tanto do Auxílio Gás como do Bolsa Família, pelo aplicativo Caixa Tem, não sendo necessário ir até uma agência para realizar o saque.
Cronograma é o mesmo do Bolsa Família
Por fim, vale reforçar que as datas coincidem com o repasse do Bolsa Família.
Dessa forma, nesta rodada, o período será de 17 a 28 de junho
- NIS de final 1 – 17 de junho;
- NIS de final 2 – 18 de junho;
- NIS de final 3 – 19 de junho;
- NIS de final 4 – 20 de junho;
- NIS de final 5 – 21 de junho;
- NIS de final 6 – 24 de junho;
- NIS de final 7 – 25 de junho;
- NIS de final 8 – 26 de junho;
- NIS de final 9 – 27 de junho;
- NIS de final 0 – 28 de junho.