Muitos trabalhadores estão em busca de informações importantes a respeito do calendário do PIS/PASEP 2023. Isso porque, aqueles que trabalharam no ano de 2021 e no ano de 2022, não têm grandes expectativas ainda a respeito de quando receberão o abono salarial. Vale ressaltar também que as organizações do cronograma do PASEP e PIS são diferentes.
Poucas informações, inclusive a respeito do calendário do PIS/PASEP 2023, foram divulgadas pelo governo federal. Devemos considerar que haverá a troca dos presidentes da República, bem como das equipes dos ministérios. Então, a organização dos benefícios sociais, ainda estão um pouco confusas. Assim, saiba mais detalhes na matéria deste sábado (03) do Notícias Concursos.
Um pouco mais sobre o PIS/PASEP
Sabemos que existem ainda dois grupos de trabalhadores que não receberam o abono, mas que o receberão certamente. São aqueles que cumpriram todos os requisitos e trabalharam no ano de 2021, tal como aqueles que laboraram em 2022. Contudo, uma possível falta dos recursos para quitação desses dois públicos, vem impedindo o recebimento na data certa.
Dessa forma, o calendário deve beneficiar em prioridade quem trabalhou no ano de 2021, pois é um público que está mais atrasado dentro do cronograma. Se caso sobrarem recursos, os outros trabalhadores também serão beneficiados. Com isso, o calendário será finalmente regularizado.
Quem tem direito ao recebimento do PIS/PASEP 2023?
Será necessário cumprir algumas regras a fim de ter acesso ao PIS/PASEP 2023. O órgão responsável pelo benefício, o Ministério do Trabalho e Previdência, fará uma seleção de contemplados baseando-se em dados como:
- Quem laborou com a carteira assinada por 30 dias, no mínimo, dentro do ano base;
- Quem recebeu, no máximo, dois salários-mínimos dentro do ano base;
- Os que são cadastrados no PIS por pelo menos cinco anos;
- Os que estão inclusos na RAIS da empresa.
Calendário do PIS/PASEP 2023
Vale ressaltar que as datas do PIS/PASEP 2023 costumeiramente não seguem as datas do PASEP e do PIS. Além do mais, a organização do grupo que receberá é diferente. Por exemplo, o PIS tem o pagamento liberado de acordo com o mês do nascimento.
Ademais, o pagamento do PASEP tem base na numeração final da sua inscrição. Dessa forma, existem dois diferentes cronogramas para receber as quantias. E quem quer consultar os valores e dia do pagamento, pode usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital que trará essas informações.
O calendário do PIS/PASEP 2023 não foi oficialmente publicado ainda. Contudo, espera-se que a liberação aconteça em fevereiro, perdurando, no máximo, durante alguns dias de março.