Saiu um novo aviso para os brasileiros com o RG. A carteira de identidade é um dos documentos mais importante para o cidadão brasileiro. E a excelente notícia que muitos não sabem, é que o procedimento de emissão da primeira via do RG pode ser agendada por meio da internet em diversas regiões do país.
A saber, o agendamento online é excelente para otimizar o tempo dos cidadãos, evitando filas e tempo de espera para emitir o documento.
Para agendar a emissão do RG ou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), é necessário acessar o site do órgão responsável pelo procedimento em sua cidade. Geralmente, o RG é emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), ou pela Polícia Civil. Todavia, o Detran também pode ser responsável pelo processo em algumas regiões do país.
Como agendar a emissão do documento?
O primeiro passo para agendar a emissão do RG é identificar qual é o órgão responsável pelo processo em sua região. No Rio de Janeiro, por exemplo, o procedimento é de responsabilidade do Detran, enquanto em São Paulo o RG é emitido pelo Poupatempo.
Desse modo, após identificar o órgão que deve realizar a emissão do RG, é necessário que o interessado acesse o site oficial para conferir as informações principais, como documentos necessários para o procedimento para realizar o agendamento da emissão. Assim, é possível economizar tempo em filas de espera, até mesmo para receber o documento.
Emissão do novo RG é obrigatória em 2023?
A nova versão do RG já está sendo liberada em diversos Estados do país. A saber, a emissão do novo documento está ocorrendo desde julho do ano passado e, de acordo com dados do Governo Federal, quase 100 mil identidades já foram emitidas no país.
Até o momento, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) não está disponível em todas as regiões do país. Todavia, todos os Estados terão até o dia 06 de novembro para se adaptarem ao novo modelo do documento.
Quais as mudanças do novo RG?
Dentre tantas mudanças, confira as principais:
- Autenticação do documento através do QR Code;
- Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
- Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
- Constará a naturalidade do cidadão;
- Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
- Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
- Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.
Quem vai precisar trocar o RG em março?
Embora a emissão já esteja ocorrendo em alguns Estados do país, os brasileiros não precisam se preocupar em trocar seu documento de imediato. Isso porque, de acordo com o Governo, a substituição do RG será feira de forma gradativa pelos próximos dez anos, conforme a necessidade de cada cidadão.
Qual será a validade do novo RG?
O novo RG terá os seguintes prazos de validade:
- 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
- de 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- a partir de 60 anos, validade indeterminada.
Estados que já emitem a nova identidade
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos passou a oferecer ajuda aos Estados para que o novo RG seja disponibilizado o mais rápido possível. É importante salientar que o prazo máximo para adaptação dos sistemas para emissão do documento é até 06 de novembro deste ano.
De acordo com dados oficiais, atualmente são 11 Estados do país que já emitem o RG em seu novo modelo, sendo eles:
- Acre
- Alagoas
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina.