Para que o novo Bolsa Família fosse lançado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve que assinar uma Medida Provisória (MP). Agora, esse texto deve passar por uma aprovação no Congresso Nacional em até 120 dias.
Nesse período, é possível anexar outras sugestões ao programa social, como a criação de um 13º salário para os beneficiários. Entretanto, caso a MP não seja aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal dentro do prazo, o programa deixará de existir.
Contudo, dificilmente isso deve acontecer, uma vez que os parlamentares já estão se preparando para a votação. Portanto, até que isso aconteça, é possível levantar outras propostas e alterar o texto original, como a sugestão do abono natalino para o Bolsa Família.
Desse modo, na hipótese de inclusão dessa medida na MP, será preciso verificar as possibilidades frente ao Orçamento Anual da União. Seja como for, a sugestão ainda deve ser aprovada pelas Comissões responsáveis e depois passar pela sanção ou veto do presidente Lula.
De antemão, é preciso ressaltar que já existem textos propondo o 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família. De acordo com as sugestões, as condições seriam as seguintes:
1º: 50% do valor do benefício em junho + 50% em dezembro;
2º: 100% do valor do benefício em dezembro.
Todavia, deputados e senadores de oposição, bem como partidos e ministérios, já estão se movendo para garantir o pagamento do salário extra. No entanto, o governo Lula não se mostrou favorável a esse abono.
A justificativa é que o Bolsa Família é um programa de assistência e complemento de renda, e não uma remuneração mensal. Com isso, é necessário aguardar para ver qual será o desfecho dessas propostas.
Para entrar no programa, o cidadão deve ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e corresponder aos seguintes requisitos:
Além disso, como forma de as famílias se manterem na folha de pagamentos do benefício, será preciso:
Veja como fazer a consulta do benefício a seguir:
Pelo aplicativo
A consulta pode ser realizada pelo aplicativo do Bolsa Família. Para isso, basta ter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O Caixa Tem também está disponível para este procedimento. Confira o passo a passo:
Pelo site
Outra opção é fazer a consulta pelo site oficial da Caixa Econômica Federal. Veja como efetuar o procedimento abaixo:
Por telefone
Por fim, veja para onde ligar caso queira fazer a consulta por telefone:
Confira as datas de pagamento deste mês: