Economia

SAIU EMPRÉSTIMO CONSIGNADO AUXÍLIO BRASIL 16/09: juros mais altos que 60% no ano, veja cuidados

Setembro já começou, e com ele a promessa de disponibilização do Empréstimo Auxílio Brasil.

E o que para muitos pode ser uma esperança para pegar um dinheiro maior, para quitar dívidas ou adquirir um bem, pode se tornar uma bola de neve de dívida. Isso ocorre devido à alta taxa de juros praticada pelas instituições.

Apesar da modalidade ainda precisar pela regulamentação de normas complementares, por parte do Ministério da Cidadania, esse assunto gera polêmicas entre os especialistas. Pois, eles apontam o risco do superendividamento da população mais pobre do país.

Para saber mais sobre esse assunto e quais os cuidados para não contrair uma dívida enorme com o crédito, fique com a gente até o final. Assim, saiba mais detalhes sobre o empréstimo do Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil, saiba mais

O Auxílio Brasil faz parte de um pacote de benefícios criados pelo Governo Federal, para contemplar a população mais pobre do país.

A promessa inicial, é que o programa disponibiliza parcelas de 400 reais para as famílias que se enquadrarem nas regras determinadas pelo Ministério da Cidadania.

No entanto, visando diminuir os impactos da situação de calamidade pública em que nos encontramos desde 2020, o Governo e Congresso sancionaram a Pec das Bondades. Com isso, o valor do Auxílio Brasil aumentou, assim como o de outros benefícios.

Agora, o programa está pagando 600 reais mensais para as famílias cadastradas. Aliás, esse valor é de caráter temporário e emergencial. Portanto, será pago até o fim de dezembro deste ano.

Como estamos em ano de eleição, e a partir de 2023, pode ocorrer mudança de gestão, o futuro do programa é bastante incerto. Contudo, a previsão é que os 400 reais voltem a ser pagos em janeiro do ano que vem.

Quem pode receber o benefício?

Como vimos acima, o Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda do Governo Federal com objetivo de ajudar as famílias mais pobres do país.

Logo, a faixa de renda declarada é o fator principal para poder receber as parcelas. Para receber o Auxílio, a família precisa ter uma renda mensal per capita de até 105 reais para se enquadrar em situação de extrema pobreza.

Enquanto, para as famílias em situação de pobreza, o limite de renda mensal per capita é de 210 reais.

Outra exigência do Ministério da Cidadania é que a família tenha cadastro no CADúnico para programas sociais do Governo Federal. Além disso, deve manter as informações cadastrais atualizadas há pelo menos 2 anos.

Pois é, dessa forma que o órgão filtra e compara os dados da família. Assim pode constatar se o grupo familiar precisa ou não do benefício.

O que é o Empréstimo Auxílio Brasil?

Recentemente, o Governo Federal anunciou a criação de uma nova modalidade de crédito, que utiliza o Auxílio Brasil como garantia de pagamento.

O Empréstimo Auxílio Brasil deve funcionar na modalidade consignada. Ou seja, o valor para quitação das parcelas da dívida será descontado direto na fonte. Consequentemente, o cidadão só receberá o restante do benefício.

Apesar de ainda precisar passar pela regulamentação do Ministério da Cidadania, já há perspectivas de como ele irá funcionar.

A margem consignável será de 40%. Além disso, estima-se que esse cálculo seja feito sobre o valor original do benefício, de 400 reais. E o prazo máximo para pagamento será de 2 anos, ou 24 parcelas.

Ainda não há um prazo para que a regulamentação por parte do Ministério da Cidadania seja divulgada. Desse modo, o empréstimo será disponibilizado aos cidadãos, mas segundo o órgão, a previsão é que a decisão saia ainda em setembro.

Taxa de juros do empréstimo Auxílio Brasil, quais cuidados tomar

Como vimos anteriormente, a regulamentação do Ministério da Cidadania ainda não foi divulgada. No entanto, já existem diversas discussões a respeito da taxa de juros do crédito, que pode chegar a 60% ao ano. Isto é, sendo um valor exorbitante para os cidadãos.

A melhor forma de se prevenir quanto a cobrança abusiva de juros, é pesquisar e comparar as ofertas de crédito. Desse modo, você saberá encontrar a melhor opção.

Além disso, antes de contratar o crédito, é necessário fazer um planejamento. Em seguida, ponderar se esse valor é realmente necessário para você. Agindo assim, evitará o comprometimento de sua renda por um longo período de tempo.

Com taxas de juros exorbitantes, é necessário tomar cuidado para não ser enganado. Por isso, pesquise bastante, e pondere se esse é realmente o momento de contratar o crédito.