Se você está se preparando para prestar o Concurso Unificado do estado de Pernambuco, agora é a hora de redobrar a atenção e ajustar seus estudos. O edital de convocação para as provas foi publicado nesta sexta-feira, 19 de dezembro, com todas as informações sobre datas, horários e municípios de aplicação.
Este é o momento decisivo para os candidatos inscritos confirmarem as orientações e concentrarem seus esforços rumo à tão sonhada vaga no serviço público estadual. A seguir, confira tudo o que você precisa saber para não ser surpreendido e garantir uma participação tranquila.
Datas e horários das provas do Concurso Unificado PE
O cronograma do Concurso Unificado PE está bem definido. Os candidatos de nível superior, conforme o bloco escolhido, e de nível médio têm datas, horários e regras específicas para comparecimento.
- 18/01/2026 (domingo) – Manhã: Provas para cargos do Bloco 1 (Nível Superior – Formação Específica). Apresentação às 8h e fechamento dos portões às 8h30. A duração total das provas objetiva e discursiva (Estudo de Caso) será de 5 horas. Permanência mínima de 3 horas.
- 25/01/2026 (domingo) – Manhã: Provas para cargos do Bloco 2 (Nível Superior – Formação Geral). Apresentação às 8h, fechamento dos portões às 8h30, com duração de 5h.
- 25/01/2026 (domingo) – Tarde: Provas para cargos do Bloco 3 (Nível Médio). Apresentação às 14h30 e fechamento dos portões às 15h00, com duração de 4h (objetiva e discursiva – Redação). Permanência mínima de 3 horas.
Confira os concursos abertos e previstos em Pernambuco!
📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!
QUERO ENTRAR AGORA →Locais de realização das provas
As provas serão aplicadas em várias cidades, proporcionando comodidade aos candidatos de diferentes regiões do estado. Veja onde você poderá fazer sua prova:
- Afogados da Ingazeira-PE
- Araripina-PE
- Arcoverde-PE
- Carpina-PE
- Caruaru-PE
- Floresta-PE
- Palmares-PE
- Petrolina-PE
- Recife-PE
- Salgueiro-PE
O endereço exato será informado por e-mail, por meio do Cartão Informativo, além da divulgação no site da Fundação Carlos Chagas. Se você não receber o cartão até três dias antes das provas ou tiver dúvidas sobre local, data e horário, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da banca organizadora, pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (horário de Brasília).
Procedimentos importantes no dia da prova
Garanta que estará devidamente identificado, seguindo os critérios do edital e portando documento de identidade válido, em meio físico ou digital. Além disso, precisa levar caneta esferográfica transparente, de tinta preta ou azul.

Imagem: Notícias Concursos
Não esqueça de desligar todos os aparelhos eletrônicos ao chegar ao local, pois seu uso ou mesmo o simples acionamento de alarme implicam exclusão imediata do certame.
Neste concurso, será usado detector de metais nas entradas e saídas das salas. Se o aparelho detectar objeto metálico que não possa ser inspecionado, o candidato será eliminado. Cuidado também com registros de imagem, vídeo ou áudio das provas, pois além de eliminados, os candidatos ficam sujeitos a penalidades legais.
O que observar para evitar eliminação
- Respeitar data, horário e local informados no Cartão Informativo;
- Apresentar documento válido, físico ou digital, com foto;
- Chegar antes do horário para evitar imprevistos nos portões;
- Atenção aos objetos proibidos e desligar os eletrônicos;
- Evitar portar objetos metálicos não inspecionáveis;
- Não registrar ou divulgar nenhum material da prova.
Dicas finais para o dia da prova
Confira o edital completo mais de uma vez antes de sair de casa, prepare todo o material na véspera e faça uma lista de checagem: documento, caneta transparente, Cartão Informativo e algum lanche rápido, se necessário, pois a permanência pode ser longa.
Tenha calma ao chegar, busque identificar sua sala e evite conversar sobre o conteúdo com outros candidatos. Respeite as instruções dos fiscais e mantenha toda atenção durante a prova.
Evite qualquer comportamento ou atitude que permita dúvidas quanto à regularidade da sua participação. Caso precise esclarecer algo, utilize os canais oficiais e o SAC da organizadora. Boa sorte e foco – sua oportunidade depende do cuidado aos detalhes.
Para se manter atualizado com todas as informações, consulte o portal Notícias Concursos regularmente.
Dúvidas frequentes
- Quando acontecem as provas do Concurso Unificado PE? As provas serão realizadas em duas datas: 18/01/2026 e 25/01/2026, pela manhã e tarde, dependendo do bloco e nível.
- Onde posso verificar meu local de prova? O local de prova estará disponível no Cartão Informativo, enviado por e-mail e também no site da Fundação Carlos Chagas.
- Quais cidades sediarão as provas? As provas serão aplicadas em Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro.
- Quais os horários de apresentação e fechamento dos portões? Manhã: apresentação às 8h e fechamento às 8h30. Tarde: apresentação às 14h30 e fechamento às 15h00.
- Como devo me identificar no dia da prova? Leve documento oficial com foto (físico ou digital) e o Cartão Informativo.
Concurseiro, aproveite! Assista ao vídeo abaixo e confira as oportunidades disponíveis para este final de ano:






