Foi oficialmente divulgado o Concurso da Polícia Civil, trazendo uma oportunidade para quem deseja ingressar no quadro policial do Rio Grande do Sul. O edital, publicado no Diário Oficial em 24 de outubro de 2025, contempla o provimento de 720 vagas para os cargos de escrivão e inspetor de polícia. Com salários iniciais superiores a R$ 7.000. Os interessados deverão ficar atentos às principais informações sobre as vagas, requisitos, etapas e prazos para garantir participação no concurso e planejar os estudos de maneira eficiente.
Mais detalhes sobre o concurso da Polícia Civil do RS
O edital recém-publicado detalha a oferta de 720 vagas, divididas igualmente entre os cargos de escrivão de polícia e inspetor de polícia. Essa distribuição visa ampliar o efetivo e reforçar o serviço de segurança pública no estado do Rio Grande do Sul. Ambos os cargos contam com vagas reservadas para ampla concorrência, pessoas com deficiência, pessoas negras, pessoas trans e indígenas.
Cargos disponíveis
Os cargos ofertados no concurso são:
- Escrivão de Polícia: Responsável por atividades de suporte à investigação, lavratura de autos, termos, registros e toda rotina cartorária da delegacia.
- Inspetor de Polícia: Atua na apuração de infrações, diligências, cumprimento de mandados, investigações e repressão qualificada ao crime.
Ambas as funções são essenciais para o funcionamento e o fortalecimento das atividades investigativas e administrativas da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Distribuição das vagas do concurso PC RS
Veja abaixo como estão divididas as vagas entre as diferentes categorias:
| Cargo | Ampla Concorrência | Pessoas com Deficiência (PcD) | Pessoas Negras | Pessoas Trans | Pessoas Indígenas | Total de Vagas |
|---|---|---|---|---|---|---|
| Escrivão de Polícia | 258 | 36 | 58 | 4 | 4 | 360 |
| Inspetor de Polícia | 258 | 36 | 58 | 4 | 4 | 360 |
Requisitos para concorrer na Polícia Civil RS
Para participar do concurso, os interessados devem atender aos seguintes pré-requisitos:
- Nível superior completo, em qualquer área, reconhecido pelo Ministério da Educação até a data da posse.
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B” ou superior, válida e definitiva.
- Idade mínima de 18 anos na data da posse.
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
- Conduta ética, moral e social compatível com a função policial.
Remuneração e jornada de trabalho da Polícia Civil RS
O salário inicial para ambos os cargos é de R$ 7.299,54 para uma jornada de 40 horas semanais.
Inscrição no concurso da Polícia Civil RS
A inscrição do concurso da Polícia Civil estará disponível exclusivamente pela internet, no período de 27 de outubro a 26 de novembro de 2025. Para confirmar a participação, será necessário efetuar o pagamento da taxa de R$ 270,84 até 27 de novembro. O site oficial para inscrição é o da Fundatec.
Haverá possibilidade de solicitação de isenção da taxa entre 30 de outubro e 6 de novembro, com resultado previsto para 13 de novembro e período de recurso de 14 a 21 de novembro. Os candidatos devem ficar atentos ao preenchimento correto das informações e conferência de documentos para evitar problemas na inscrição.

Etapas do processo seletivo
O concurso é dividido em diversas fases, que visam avaliar conhecimentos, habilidades práticas e aptidões psicológicas dos candidatos:
- Prova objetiva e de redação
- Teste de aptidão física (TAF)
- Avaliação psicológica e psiquiátrica
- Exame de saúde
- Sindicância da vida pregressa e atual
- Curso de formação profissional
A prova objetiva será aplicada em 18 de janeiro de 2026, subdividida em duas partes. O conteúdo abrangerá: Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Contabilidade, Estatística, Direito Penal e Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos e Legislação Estatutária.
No TAF, o candidato realizará exercícios como flexão abdominal, flexão na barra (ou isometria para mulheres), impulsão horizontal e corrida de 12 minutos, com exigência de desempenho mínimo em cada um.
Validade do concurso Polícia Civil RS
O certame terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos, a critério da Administração Pública. Isso significa que, mesmo após o término das convocações iniciais, há possibilidade de surgimento de novas chamadas.
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