O presidente Lula (PT) anunciou a antecipação do 13° salário para os beneficiários do INSS. Desse modo, os segurados que têm direito à renda previdenciária poderão sacar o abono natalino antes do habitual.
O anúncio ocorreu na última quinta-feira (04), em que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tornou pública, por meio de sua conta oficial do Twitter, a sua aprovação para a antecipação do 13° salário do INSS para os aposentados e pensionistas. De acordo com informações oficiais, a publicação da medida no Diário Oficial da União será realizada nesta sexta-feira (05).
A saber, segundo números do governo, mais de 30 milhões de beneficiários devem receber o valor de forma antecipada, o que soma o total de R$ 62,6 milhões. A antecipação ainda era uma incógnita até o último momento, pois os representantes do governo ainda não haviam dado nenhum parecer sobre a decisão do presidente Lula.
Isso porque, o governo anterior realizou a antecipação do abono natalino nos últimos anos. No entanto, como aconteceu a troca na presidência, não se tinha a certeza se a nova administração daria continuidade ao pagamento antecipado do benefício.
Quem tem direito a receber a antecipação do 13° salário do INSS?
Como já mencionado, serão mais de 30 milhões de beneficiários que terão direito receberem a antecipação. Desse total, devem receber:
- Pessoa que recebe auxílio por incapacidade temporária;
- Pessoa que recebe auxílio acidente;
- Aposentados de todas as modalidades de aposentadoria;
- Pessoa que recebe pensão por morte;
- Pessoa que recebe auxílio-reclusão.
Vale ressaltar que os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não possuem direito ao abono natalino e, por isso, não receberão a antecipação do 13° salário do INSS.
COMUNICADO: Vai haver 14° salário do INSS?
Apesar da antecipação vir em boa hora para muitos brasileiros, é importante lembrar que, no fim do ano, quando geralmente se recebe este abono, não haverá valores a receber. Isso porque, apesar de haver uma proposta tramitando pelo Senado para implantar um 14° salário, ela está parada. Além disso, não há previsão para sua aprovação, uma vez que o principal empecilho para isso é a falta de verba.
Dessa forma, quem for receber a antecipação do 13° salário do INSS, precisa se programar para não enfrentar dificuldades no futuro. Afinal, é justamente no fim do ano que as despesas aumentam. Dessa forma, a falta do abono pode representar um rombo no orçamento familiar.
Como sacar a antecipação do 13° salário do INSS?
Os beneficiários deverão receber o valor em duas parcelas, sendo uma ainda neste mês de maio e outra em junho. Ademais, a antecipação do 13° salário para os beneficiários do INSS deve acompanhar o calendário de pagamentos do benefício.
Portanto, quem faz parte dos aposentados e pensionistas que receberão o adiantamento, não precisa se preocupar. Isso porque, o dinheiro vai cair junto com a renda mensal e na data habitual.