Confira os principais concursos Exército 2023

Hoje falaremos sobre os principais concursos para o exército em 2023

O Exército Brasileiro é uma das forças armadas mais respeitadas do mundo e, para ingressar nessa instituição, é necessário passar por concursos públicos. Com grande demanda em diversas áreas de atuação, os concursos do Exército oferecem oportunidades para aspirantes da carreira militar.

Pensando nisso, neste texto apresentaremos os principais concursos Exército 2023, suas exigências, provas e como se preparar. Além disso, será mostrada a importância de ingressar no Exército, os benefícios oferecidos e como essa carreira pode ser extremamente promissora tanto pessoal quanto profissionalmente.

Portanto, para aqueles que buscam seguir carreira militar, não deixe de ler até o final, para não perder nenhum detalhe!

Concurso ESA: Escola de Sargento das Armas

Uma boa opção entre os concursos Exercito 2023 é o ESA. Afinal, o concurso está disponibilizando mais de mil vagas.

Dessas, serão 1.010 vagas para áreas gerais, 30 para áreas de músico e mais 55 para a área da saúde. Ademais, como já era esperado, o certame da Escola de Sargento das Armas será feito com responsabilidade de banca própria.

Para se preparar para o Concurso ESA, é essencial ter uma rotina de estudos disciplinada. É importante reservar um tempo diário para estudar e fazer revisões constantes.

O material de estudo deve ser selecionado com cuidado, dando preferência aos livros e apostilas específicos para o concurso. É interessante também fazer simulados e exercícios para ter um melhor desempenho.

Além disso, é fundamental manter o corpo e a mente saudáveis, praticando atividades físicas regulares e tendo momentos de lazer e descanso. Outro aspecto importante é a disciplina, organização e foco, essenciais para alcançar a aprovação e realizar o sonho de ser um sargento das armas.

Concurso EsPCEx: Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Outro concurso que pode chamar a atenção de muitos é o de cadete, o qual é destinado àqueles que desejam seguir carreira como oficiais do Exército. Podem participar candidatos com idade entre 17 e 22 anos, com ensino médio completo.

Ademais, já publicaram o edital para este concurso, e o certamente organizarão por comissão própria.

Disponibilizarão mais de 400 vagas e as remunerações iniciais são bastante atrativas, podendo chegar aos R$7 mil por mês.

Para se preparar para o concurso EsPCEx é necessário estruturar bem o planejamento e seguir uma rotina de estudos. O primeiro passo é conhecer o edital e ver quais são as matérias exigidas.

Em seguida, organizar os horários de estudo e priorizar as matérias com maior peso na prova. É importante também fazer simulados, exercícios e revisões constantes para fixar o conteúdo.

Além disso, a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada ajudam no desempenho do candidato. As redes sociais são uma boa fonte de informações e dicas de estudos. É preciso dedicação e foco para alcançar o objetivo de ingressar na EsPCEx.

concursos Exército 2023- Reprodução Canva
concursos Exército 2023- Reprodução Canva

Concursos Exército 2023: IME: Instituto Militar de Engenharia

Outra opção é o concurso do IME, que pode oferecer oportunidades para profissionais que possuem o ensino médio para cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e da Reserva. Os salários iniciais podem chegar a R$1.334,00, durante o curso.

No entanto, ainda não há informações concretas a respeito deste certame. Mas a previsão é que ocorram seleções ainda em 2023.

Apesar disso, para aqueles que desejam fazer parte da instituição, o ideal é começar a preparação mais cedo, para se sair bem nas provas e demais etapas do certame, garantindo uma das vagas.

Requisitos para participar dos concursos Exército 2023

Primeiramente, cada edital possui suas exigências e especificações, para os candidatos concorrerem às vagas. Mas, de qualquer forma, vale ressaltar que, para todos esses concursos, é necessário que o candidato atenda aos requisitos exigidos pelo Exército. Que são:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  • Ter entre 17 e 24 anos para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (essa faixa etária pode variar para outras carreiras);
  • Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o último ano;
  • Ter altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres;
  • Ter aptidão física e mental;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Passar nos testes de aptidão física e nos exames médicos, psicológicos e toxicológicos;
  • Ter capacidade para realizar as atividades inerentes à carreira pretendida.

Além disso, também é importante se preparar bem para as provas e testes físicos, pois a concorrência costuma ser alta.

Conclusão

Conhecer os principais concursos do Exército para 2023 é fundamental para aqueles que desejam ingressar nas Forças Armadas. Além de representar uma oportunidade única de serviço à nação, os concursos oferecem estabilidade, bons salários e um ambiente de trabalho desafiador e gratificante.

Diante disso, para aqueles que visam uma carreira no Exército, o momento é de se dedicar e buscar o máximo de informação possível sobre esses concursos.

Para mais informações, é importante acompanhar os canais oficiais do Exército e se preparar. Boa sorte na sua jornada rumo a uma carreira no Exército!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.