O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema de cadastros do Governo Federal que registra informações sobre a situação socioeconômica de milhões de brasileiros já registrados.
Na matéria que acaba de sair hoje, você poderá ver que, entre outras finalidades, este sistema é utilizado para inclusão das famílias brasileiras em programas sociais. Por esta razão, o CadÚnico é muito conhecido por ser o sistema de cadastro do Bolsa Família.
Atualmente, o BF é programa de transferência de renda mais conhecido no Brasil. No entanto, é importante destacar que o Cadastro Único também serve para outros programas sociais do Governo Federal.
Com isso, é importante lembrar que cada iniciativa possui suas respectivas regras. Assim, o cidadão que não se encaixa nas regras de um programa pode conseguir participar de outro. Esta se caracteriza uma seleção.
Os brasileiros inscritos no CadÚnico também podem receber o Benefício por Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), entre outros abonos. Confira a seguir como se inscrever no sistema de cadastros.
Na matéria anunciada hoje, você poderá ver que milhares de pessoas e brasileiros precisam aproveitar o sistema que garante o ingresso em diversos benefícios sociais. Veja!
Como se inscrever no CadÚnico ainda HOJE?
O primeiro requisito para se inscrever no CadÚnico é possuir, no mínimo, 16 anos de idade. A pessoa que realizar o cadastro será o Responsável Familiar (RF), que irá representar sua família para o recebimento de benefícios sociais.
Existe a possibilidade de realizar um pré-cadastro, mas a ferramenta não está disponível no site do programa no momento. Dessa forma, a inscrição deve ser feita diretamente em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Quando a ferramenta “Pré-cadastro” está disponível, o usuário precisa apenas concluir o procedimento pelo CRAS. Contudo, o cidadão também pode solicitar informações sobre os benefícios sociais pelo CRAS.
Além disso, a unidade também oferece apoio a famílias com dificuldade de convívio, assim como para aquelas em que ocorre a violência doméstica. Outro ponto importante para se inscrever no CadÚnico é a renda bruta mensal dos integrantes da família.
Nesse sentido, este valor não pode ultrapassar meio salário mínimo. No entanto, é importante lembrar que, dentro do cadastro, cada programa social possui suas especificidades para ser recebido.
Confira a seguir a lista de alguns programas que são disponibilizados através do CadÚnico.
Lista de benefícios oferecidos mediante ao CadÚnico
Os programas que serão citados a seguir são exemplos a nível nacional. Desta maneira, caso o cidadão deseje saber mais sobre programas sociais a níveis estaduais e municipais, é interessante realizar uma consulta no CRAS.
- Programa Bolsa Família;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Minha Casa, Minha Vida;
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Telefone Popular;
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
- Programas Cisternas;
- Água para Todos;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Bolsa Estiagem;
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Crédito Instalação;
- Carta Social;
- Serviços Assistenciais;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- ENEM.
Por fim, um fator muito importante ao se inscrever no CadÚnico é deixar as informações sempre atualizadas. Isso porque, cada benefício oferecido possui seus requisitos, e a não informação ao sistema de mudanças estruturais na família, assim como aquelas relacionadas à renda e endereço, podem resultar na exclusão do beneficiário do programa social.