Saiba quanto tempo você deve estudar um assunto

Quanto tempo você deve estudar para um assunto? A resposta a esta pergunta é diferente para cada pessoa porque não é apenas uma questão de quanto tempo você estuda – é também a dedicação com que você estuda. E se você realmente aprendeu.

Se você estudar ineficazmente, pode acabar estudando por horas sem fazer um progresso real, o que leva à frustração e ao esgotamento.

O estudo produtivo, por outro lado, pode facilmente vir na forma de sessões curtas e focadas. Ou seja, não necessariamente precisa ficar longas horas sentado frente aos livros.

Já falamos por aqui do estudo progressivo, vale a pena, pois é um método eficiente na preparação para concursos e demais metas, como vestibulares, por exemplo.

Tempo da sessão de estudo

A maioria das boas sessões de estudo dura pelo menos uma hora. Um bloco de uma hora dá a você tempo suficiente para mergulhar fundo no material, mas não é tão longo que sua mente divague. No entanto, uma sessão de 60 minutos muitas vezes não é tempo suficiente para cobrir todo um capítulo ou semestre de material, então você precisará agendar mais de uma sessão.

Tire um tempo entre as sessões de uma ou duas horas. É assim que seu cérebro funciona melhor – surtos de atenção curtos, mas frequentes, separados por pausas frequentes. Se você se pega lendo capítulos longos sem parar e depois não se lembra de absolutamente nada quando guarda o livro, considere adotar esta estratégia de uma hora.

Em última análise, a chave para determinar quanto tempo você precisa para estudar está enraizada em seu tipo único de cérebro. Quando você descobrir por que seu cérebro funciona daquela maneira , poderá programar suas sessões de estudo com mais eficácia.

Estudantes que são pensadores globais

Alguns estudantes são pensadores globais, o que significa que seus cérebros trabalham duro nos bastidores enquanto leem.

À medida que leem, os alunos podem inicialmente se sentir oprimidos pela quantidade de informações que estão absorvendo, mas então – quase como mágica – descobrem que as coisas começam a fazer sentido depois. Se você é um pensador global, deve tentar ler por segmentos, fazendo pausas ocasionais para relaxar. Seu cérebro precisa de tempo para que as informações sejam absorvidas e se resolvam.

Se você é um pensador global, tente não entrar em pânico se não entender algo imediatamente. Não se estresse! Você se lembrará de muito mais se ler com calma e, em seguida, deixar seu cérebro fazer sua mágica depois de guardar o livro.

Estudantes que são pensadores analíticos

Alguns alunos são pensadores analíticos , o que significa que adoram ir ao fundo das coisas. Esses pensadores muitas vezes não conseguem prosseguir se toparem com informações que não fazem sentido imediatamente.

Se você é um pensador analítico, pode ficar preso a detalhes, o que o impede de terminar a leitura em um período de tempo razoável. Em vez de reler as seções repetidamente, coloque um post-it ou uma marca de lápis em cada página ou seção em que você ficar preso. Em seguida, vá para a próxima seção – você pode voltar e pesquisar palavras ou conceitos pela segunda vez.

Leia outro assunto interessante: O que fazer para acordar com motivação para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.