Encontrar métodos que possam motivar funcionários e aumentar a produtividade é crucial para os gerentes de grandes e médias empresas. A gestão por resultados pode ser uma abordagem com potencial para ter um efeito positivo. Por isso que hoje, apontaremos como implementar a gestão de resultados em sua empresa.
O que é a gestão de resultados? Como ela funciona?
O foco da gestão de resultados está no alcance de metas e objetivos pré-determinados. Nesse aspecto, difere do modelo de gestão convencional, que costuma priorizar os processos internos da empresa.
Peter Drucker, uma figura importante na gestão contemporânea, desenvolveu a metodologia na década de 1950. Seu conceito, publicado em “The Practice of Management”, era conhecido como gerenciamento por objetivos ou gerenciamento por resultados.
O método tenta estabelecer metas que cada funcionário ou divisão da empresa deve atingir em um prazo determinado. O propósito disso é aumentar a eficiência e a produção da equipe. Isso significa que os processos são rotineiramente ignorados.
Na gestão de resultados, a administração dá margem de manobra para os funcionários tomarem suas próprias decisões. Ou seja, em vez de focar em alguns métodos-chave, esse estilo de gerenciamento permite que a equipe experimente diferentes abordagens até encontrar aquela que funciona melhor para eles.
Além disso, a gestão baseada em resultados conta com três pilares para sua implementação: abertura, clareza de propósito e adesão dos funcionários.
Como implementar a gestão de resultados em sua empresa?
Saber os objetivos por trás da gestão baseada em resultados é essencial. Como vimos, o objetivo final do método é facilitar o aumento da eficiência da equipe e auxiliar na tomada de decisões.
Assim, um dos principais objetivos da gestão por resultados é aumentar a eficiência da equipe. É extremamente viável porque a equipe terá uma ideia melhor de quais são seus objetivos e como alcançá-los, assim, vai estar mais confiante no desempenho de suas responsabilidades.
Para implementar a gestão de resultados na empresa é preciso:
Ampliar a motivação dos funcionários
Para aumentar o envolvimento dos funcionários em todos os setores e dentro dos departamentos, a gestão de resultados causa resultado direto na melhor compreensão das tarefas em mãos que serão desfrutadas por todos os funcionários envolvidos.
A equipe entende melhor como seu trabalho afeta a empresa porque a metodologia estabelece metas com a transparência como um de seus pilares. Como resultado, torna-se mais simples reunir recursos para atingir os objetivos do negócio.
Não apenas isso, mas uma forte cultura corporativa pode ser estabelecida por meio da gestão baseada em resultados. Esse recurso tem o potencial de ajudar no recrutamento e retenção dos melhores talentos, o que, por sua vez, pode aumentar a moral da equipe.
Utilizar a análise de resultados para o crescimento da empresa
Nesta abordagem de gestão, ocorre a melhora da qualidade da análise de dados financeiros da empresa. Os líderes da empresa terão à sua disposição informações mais claras sobre os objetivos da organização. Como resultado, eles terão uma melhor compreensão de onde a empresa está em seu desenvolvimento.
As decisões informadas têm enormes benefícios para as operações de negócios, e desta forma, podem verificar o que funcionou e o que pode ser melhorado.
Estabeleça metas para a equipe
Estabelecer metas é o primeiro passo para implementar a gestão por resultados. Assim, o empreendedor será o ser responsável por estabelecer metas diárias de trabalho e supervisionar a conclusão das tarefas.
Pode dividir as metas gerais da empresa em metas departamentais ou individuais mais específicas. Mas, é importante estimar prazos para atingir cada meta e as razões que a tornam importante para a organização.
As principais metodologias para auxiliar nessa definição é o uso de objetivos e resultados-chave (OKRs). É interessante definir uma meta ampla e medir o progresso em direção a essa meta ao longo do tempo.
Estabeleça um monitoramento para esses indicativos
É fundamental acompanhar o desenvolvimento da equipe. Não deixe para o término do prazo antes de avaliar se atingiu ou não a meta. É crucial estabelecer datas regulares de monitoramento.
Esse tipo de análise ajuda a gestão a compreender o estado atual da evolução e determinar se precisa ou não redefenir os elementos estratégicos. A duração do monitoramento pode mudar dependendo de vários fatores, incluindo a dificuldade da meta, o número de pessoas envolvidas, o número de etapas até a conclusão e assim por diante.
Defina recompensas para a equipe
Por fim, é fundamental recompensar a equipe pelo esforço que ela faz para alcançar o sucesso. Além de ser uma boa prática de gestão, os incentivos ajudam a manter os funcionários envolvidos em seu trabalho.
Dessa forma, as recompensas podem vir na forma de participação nos lucros, bônus financeiros, férias remuneradas e muito mais.