A pesquisa de mercado é uma ferramenta útil para determinar se um produto terá sucesso ou não, onde é melhor vendê-lo, que tipos de estratégias de marketing desenvolver e assim por diante. Por isso que hoje, indicaremos como fazer pesquisa de mercado eficiente para abrir uma empresa ou franquia.
Os empreendedores que fazem uma pesquisa de mercado, estão normalmente entusiasmados em começar um negócio e confiantes de que os clientes vão querer comprar os produtos. Mas, é muito importante verificar se o mercado em que você planeja entrar realmente tem essa necessidade.
E a melhor coisa que você pode fazer para ajudar com isso é criar um questionário de pesquisa de mercado para lançamentos de novos negócios.
Mas, o que é exatamente, uma pesquisa de mercado?
É preciso inicialmente entender exatamente o que um estudo de mercado envolve antes de abrir um negócio. Sabe-se, porém, que é uma ferramenta inestimável para desenvolver a estratégia geral de uma empresa, e não é apenas algo que deve ser feito antes de iniciar um negócio.
Assim, a pesquisa de mercado consegue fornecer informações muito valiosas e úteis que podem ser usadas para decidir algo importante.
Se você está considerando iniciar um negócio, a pesquisa de mercado pode ajudar a garantir que você atenda às necessidades de seu público-alvo, fornecendo produtos que atendam às suas expectativas e aliviem quaisquer pontos problemáticos que possam estar enfrentando. Além disso, também ajuda a determinar a localização física ideal para o seu negócio.
É importante pensar sobre o motivo da realização de pesquisa de mercado antes de lançar um novo negócio.
Como fazer pesquisa de mercado eficiente para abrir uma empresa ou franquia?
Existem maneiras de fazer pesquisa de mercado eficiente, que não exigem muito do seu tempo, especialmente atualmente, quando há tantos recursos online gratuitos e ferramentas como o Google Forms para ajudá-lo a organizar sua pesquisa sem gastar muito.
Assim, agora apontaremos algumas ações importantes para fazer uma pesquisa de mercado eficiente:
Tenha um bom planejamento da pesquisa de mercado
Não é necessário fazer bastante pesquisa, mas você deve ter cuidado para não fazer muito pouco. E o que seria isso? Sem critérios claros e um plano bem pensado, a pesquisa pode fazer mais mal do que bem.
A pesquisa deve fornecer todas as informações necessárias para tomar uma decisão, caso contrário, você pode acabar indo na direção errada, o que pode ter sérias consequências. Para tanto, é preciso:
- Conhecer seu público-alvo;
- Saber onde abrir a empresa ou franquia;
- Identificar a melhor estratégia de marketing para promover a marca.
Dessa forma, a pesquisa de mercado deve atender a cada um desses objetivos.
Conheça o público-alvo de sua empresa ou franquia
Conhecer o público-alvo é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Após escolher um produto ou serviço para vender, você pode identificar seus clientes ideais.
Para tanto, construa um personagem, ou um personagem semifictício com nome, idade, local de residência, ocupação, estado civil, número de filhos, comidas favoritas, ambiente de trabalho ideal e assim por diante.
Tenha claro o objetivo pelo qual está realizando
É preciso saber claramente as razões pelas quais você está conduzindo esta pesquisa, o que espera aprender sobre seu negócio e como usará esse conhecimento em sua estratégia geral.
Estas são as motivações principais para se realizar uma pesquisa de mercado.
Coloque sua pesquisa de mercado em ação
Para colocar a estratégia em vigor, localize os meios para conduzir sua pesquisa.
- Quais abordagens funcionam melhor para este propósito?
- Quais ferramentas serão usadas, se houver?
- A pesquisa ser realizada em papel, eletronicamente ou por telefone?
Nesta fase, você precisará decidir quais perguntas precisa fazer para coletar dados precisos, tornando esta uma etapa crucial. Também será necessário considerar questões dependendo do modelo a ser aplicado.
Estas questões irão ajudá-lo a saber mais sobre o que os clientes pensam sobre sua empresa e suas ofertas.
Determine uma pessoa que seja responsável por colocar em prática a pesquisa de mercado
O responsável por colocar a pesquisa em prática deve ser bem treinado para fazê-lo. Por exemplo, eles não podem expressar suas opiniões porque isso os exporia à possibilidade de influenciar as respostas dos consumidores.
A seção de números provavelmente exigirá mais experiência devido à necessidade de familiaridade com estatísticas e, provavelmente, um software especializado. Muitas vezes, vale a pena contratar um especialista na área.
E por fim, avalie se a pesquisa projetada irá responder aos objetivos pretendidos. Este é o momento de eliminar algumas questões e acrescentar outras, além e alterar as que já existem.