INSS: como fazer o agendamento do atendimento presencial

Saiba como fazer o agendamento do atendimento presencial do INSS

De acordo com as informações oficiais, agendamentos para atendimentos presenciais estão valendo para todos os serviços do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou desde o início desta semana o processo de agendamento para atendimentos presenciais nas agências da autarquia. Desde então, o cidadão pode marcar uma consulta para tratar de temas como aposentadoria, pensão por morte e até mesmo emissão de certificados.

Agora qualquer segurado tem a possibilidade de resolver as suas pendências e questões de todas as naturezas nas agências do INSS. Para isso, eles ainda precisam marcar o atendimento. E isso deve acontecer sempre pelos canais oficiais da autarquia que são o site oficial, o app Meu INSS ou mesmo o telefone 135.

Entretanto, vale lembrar que todos os serviços também seguem disponíveis nos meios digitais. Portanto, isso quer dizer  que ninguém é obrigado a ir até uma agência para resolver um problema. Atualmente, o INSS disponibiliza 91 serviços digitais da autarquia através dos canais remotos do Instituto.

O atendimento sem agendamento ainda não está disponível de fato. De acordo com informações do próprio INSS, essa possibilidade não está muito longe de acontecer ainda. O plano é permitir que isso aconteça a partir do próximo mês de abril para todos os segurados que necessitam de atendimento.

Portanto, hoje o cidadão tem duas opções pela frente. Uma delas é solicitar um serviço por meios digitais ou pelo telefone 135. A outra possibilidade é agendar um atendimento e ir diretamente para a agência na data e hora marcada. O atendimento avulso só deverá estar disponível dentro de mais duas semanas.

O que diz o INSS

O presidente do INSS, José Carlos Oliveira, falou sobre o assunto. De acordo com ele, o plano do Instituto é promover essa reabertura de uma maneira escalonada para evitar que as pessoas acabem se confundindo no momento dos atendimentos.

“Estamos reestruturando o nosso atendimento. A partir de agora, todos os serviços prestados pelo INSS já estão disponíveis para agendamento prévio pelo segurado. A partir de abril, as agências do INSS voltarão a atender a demanda espontânea”, disse ele.

“Quem deverá ser atendido na demanda espontânea? O cidadão que não tem acesso ao Meu INSS e também tem dificuldade de ligar para o 135. Aquele que não tem acesso e tem dificuldade, pode procurar uma agência da Previdência”, completou.

E o 13º

De acordo com informações da imprensa, o Governo já bateu o martelo e decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo essas fontes, membros do Governo Federal deverão dar mais detalhes sobre esse tema ao longo desta quinta-feira (17). A expectativa é que eles confirmem os pagamentos divididos em duas partes.

A primeira aconteceria no mês de abril e a segunda no mês de maio. Além desse anúncio, o Governo também deverá falar sobre a liberação de mais um lote de até R$ 1000 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores com carteira assinada

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