O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios sociais que objetivam promover a integração do trabalhador e incentivar a formação de patrimônio pessoal.
Saiba como consultar o PIS/PASEP
De forma sucinta, o PIS/PASEP é um programa de benefícios sociais criado pelo Governo Federal para promover a distribuição de recursos e incentivar a integração do trabalhador. O PIS é um programa voltado aos trabalhadores regidos pela CLT, enquanto o PASEP é direcionado para os servidores públicos.
Abono para o trabalhador assegurado pelo regime CLT
O PIS/PASEP é destinado a trabalhadores com registro em carteira e servidores públicos. Dessa forma, esses programas incentivam a formalização do emprego e a regularização da situação trabalhista. Assim, contribuindo para a estabilidade financeira e a proteção social dos trabalhadores.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Podem ter direito ao PIS os trabalhadores brasileiros que estão cadastrados no Programa de Integração Social (PIS), com registro em carteira, e que recebem até dois salários mínimos por mês. Já o PASEP é destinado aos servidores públicos, contribuintes do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
Qual a importância de consultar o PIS/PASEP?
Consultar o PIS/PASEP é fundamental para que o cidadão possa verificar se possui benefícios a receber. Pois muitas pessoas desconhecem que têm direito a esses recursos, e a consulta é o primeiro passo para garantir que você esteja aproveitando ao máximo os programas.
Como consultar o PIS/PASEP?
Existem várias formas de consultar o PIS/PASEP. É possível acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, dependendo do programa (PIS ou PASEP), e realizar a consulta online. Para isso, será necessário informar o número do CPF ou do PIS/PASEP, além de outros dados pessoais.
É possível realizar a consulta do benefício via aplicativo Meu INSS
Atualmente, o PIS/PASEP não pode ser consultado diretamente através do Meu INSS, que é uma plataforma online destinada a serviços previdenciários e informações relacionadas à Previdência Social, como aposentadoria, pensão, salário-maternidade, entre outros.
Para consultar o PIS/PASEP, é possível utilizar as opções mencionadas anteriormente, como acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do PASEP) e realizar a consulta online.
Caso prefira, é possível comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal (para o PIS) ou do Banco do Brasil (para o PASEP) e solicitar a consulta pessoalmente. Leve seus documentos pessoais e o número do PIS/PASEP.
O que fazer após a consulta ao PIS/PASEP?
Após consultar o PIS/PASEP e verificar se tem direito a algum benefício, é importante estar ciente dos próximos passos. Uma vez que caso seja identificado que possui valores a receber, siga as orientações fornecidas no momento da consulta para realizar o saque ou a transferência dos recursos.
Consultar o PIS/PASEP é essencial para aproveitar os benefícios que esses programas oferecem. Haja vista, com a consulta, você pode verificar se tem valores a receber e garantir que está aproveitando ao máximo o seu direito. Lembrando que é importante atualizar seus dados pessoais, como endereço e telefone.
Desse modo, poderá receber as informações de forma correta e manter-se informado sobre eventuais saques e benefícios futuros.
Integração social
O Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público são programas que promovem a integração social.
Assim sendo, aproveite os recursos disponíveis e não deixe de consultar o PIS/PASEP regularmente. Uma vez que esses programas foram criados para beneficiar os trabalhadores brasileiros e contribuir para a formação de um patrimônio pessoal sólido.
Portanto, consulte as datas oficiais de saque do valor Abono Salarial, desde que se enquadre nos requisitos do benefício.