Quem possui uma rede Wi-Fi em sua residência já deve ter passado por uma situação em que há uma perda de sinal ao acessar a internet em um cômodo de sua casa. É uma situação que causa inúmeros inconvenientes aos usuários. No entanto, pode-se resolver a questão através de algumas dicas e estratégias.
Todavia, existe um modo de aumentar o sinal do Wi-Fi em todos os cômodos da casa de uma maneira econômica, sem gastar muito. Uma pesquisa da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, apontou uma técnica fácil, prática e segura para que as pessoas possam ter acesso à internet em vários lugares da residência.
Pode-se melhorar a conexão com a internet sem ter a necessidade de realizar qualquer tipo de investimento. Essa é uma estratégia barata que funciona. É difícil de acreditar, mas de acordo com a universidade, é possível redirecionar as ondas emitidas pelo roteador de internet, com uma folha de alumínio.
Todavia, uma das vantagens dessa estratégia é que além de ser barata, ela também é ecologicamente sustentável. Isso se deve ao fato de que não é necessário a utilização de novos materiais e equipamentos eletrônicos. Estes aparelhos, em alguns casos, podem gerar resíduos prejudiciais à natureza.
Rede Wi-Fi
O Wi-Fi é uma tecnologia que não utiliza fios onde há uma transmissão de dados através de ondas eletromagnéticas. A princípio, o processo é o mesmo que nas televisões, rádios, celulares, entre outros. Normalmente ele utiliza um aparelho que pode agir de duas maneiras, com fio ou sem fio.
Analogamente, para aumentar a rede Wi-Fi de sua residência, deve-se enrolar uma folha de alumínio em volta de um pedaço de papelão. Em seguida, deve-se deixá-lo próximo ao equipamento responsável por distribuir as ondas do sinal de Wi-FI. Aliás, o alumínio atua como se fosse um refletor tornando a conexão mais estável.
Essa estratégia é possível porque o alumínio concentra e direciona as ondas do sinal para o lugar desejado. Ao utilizar essa estratégia, a conexão com a internet fica muito mais forte, tendo um resultado satisfatório em todos os cômodos da residência. Não é preciso contratar um especialista, nem comprar equipamentos.
Ademais, deve-se observar que essa estratégia, por algumas questões, pode não funcionar tão bem assim. O sinal de Wi-FI recebe inúmeras influências, de modo que sua eficiência está ligada à distância entre o roteador e aos dispositivos, impedimentos físicos, além da interferência de outros equipamentos.
Aumento do sinal de Wi-Fi
Para garantir que a estratégia de colocar um alumínio próximo ao aparelho roteador propicie um aumento significativo do sinal de Wi-FI em sua residência, é preciso fazer alguns testes e ajustes, garantindo uma maior eficiência. O usuário deve observar qual a melhor posição e como ela influencia no sinal.
Dicas para obter um melhor resultado
Analogamente, uma outra maneira de se melhorar o sinal do Wi-Fi em sua residência, é verificar o posicionamento do roteador. Ele deve ficar em um local centralizado e elevado da casa. Precisa ficar longe de paredes e objetos metálicos que podem influenciar no sinal emitido pelo equipamento.
Caso haja alguns problemas momentâneos de sinal, pode-se reiniciar o roteador. É uma maneira de melhorar o desempenho do aparelho, visto que sua memória é limpa e o sistema reiniciado. Deve-se desligá-lo da tomada e esperar por dez segundos, para ligá-lo novamente. É um processo rápido e fácil.
Desse modo, utilizar um repetidor de Wi-Fi também pode ser uma boa estratégia para ampliar o sinal em sua residência. Este equipamento atua recebendo o sinal e transmitindo-o novamente. Ele deve ser colocado em um lugar específico, ser conectado em uma tomada e configurado para atuar na rede existente.
Outras dicas para melhorar o sinal
Para melhorar seu sinal de Wi-Fi pode-se atualizar o Firmware do roteador, corrigindo quaisquer problemas relacionados à segurança do aparelho. Além disso, melhora o desempenho da rede. Em síntese, ele é um programa que controla o funcionamento do equipamento. Sua atualização é feita a partir de um download na internet.
Outra dica para melhorar o sinal de Wi-Fi é relativa à troca do canal de frequência do roteador. Em conclusão, ele é a frequência de rádio utilizada para enviar e receber dados. Vale ressaltar que em lugares onde há várias redes próximas, pode haver uma série de interferências, afetando a sua rede exponencialmente.