Você já parou para pensar no que pode ser ruim em um ambiente de trabalho? Não? Então este é um bom momento para refletir! Afinal, a forma como nos relacionamos e a maneira como organizamos o nosso ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença em nosso bem-estar e na nossa produtividade.
Por isso, neste texto reunimos alguns fatores que você pode considerar na hora de fazer a sua autoanálise no trabalho. Acompanhe e fique por dentro das dicas de hoje!
O que é ruim em um ambiente de trabalho?
São diversas situações e circunstâncias que podem ser consideradas como ruim em um ambiente de trabalho. Algumas provocam efeitos mais nocivos na saúde física e mental, enquanto outras são mais amenas, podemos assim dizer.
De qualquer forma, devemos sempre avaliar o ambiente onde estamos inseridos, a fim de implementar melhorias quando necessário. Veja, abaixo, algumas considerações que podem ajudar a implementar essas mudanças:
1. Comunicação negativa e críticas destrutivas
Como é a comunicação no seu espaço de trabalho? É muito negativa? As críticas são constantemente destrutivas? Há comunicação positiva? Não? Então é hora de refletir sobre isso!
A forma como líderes e os próprios colegas se comunicam pode dizer muito sobre a qualidade de vida dentro de uma corporação. Assuntos que são sempre negativos, e uma recorrência de críticas destrutivas são ruins em um ambiente de trabalho.
2. Espaço de trabalho desorganizado
O ambiente de trabalho, físico mesmo, precisa ser organizado e bem preparado para o dia a dia. Caso contrário, os indivíduos podem acabar desenvolvendo estresse, ansiedade, irritabilidade, etc.
Além disso, a bagunça no espaço de trabalho pode atrapalhar até mesmo a produtividade e a motivação, tendo em vista que encontrar uma ferramenta de trabalho é sempre uma “tortura”.
3. Fofoca no trabalho
Assim como a comunicação negativa direta é um grande problema, a fofoca no trabalho também é.
Na verdade, isso é muito ruim em um ambiente de trabalho. As fofocas criam intrigas, problemas interpessoais e, em alguns casos, demissões! Portanto, nada de entrar na onda das pessoas que fofocam, hein? E, sempre que possível, tente cortar o assunto.
4. Sobrecarga de atividades
A sobrecarga de atividades diárias também é ruim em um ambiente de trabalho. Afinal, não somos robôs que conseguem arcar com mil e uma atividades, sem cansar ou saturar, certo?
Portanto, fique de olho na quantidade de atividades que são executadas todos os dias. Caso perceba algum excesso, comece a delegar mais as atividades.
5. Falta de clareza na comunicação de tarefas
A falta de clareza na hora de comunicar e delegar uma tarefa também é ruim em um ambiente de trabalho. Sabe por quê? Porque isso pode gerar conflitos, manchar imagens profissionais, além de levar o indivíduo ao temido retrabalho.
Sendo assim, certifique-se de questionar tudo o que precisa saber antes de fazer determinada atividade. E quando for passar algo a alguém, certifique-se de ser bem claro. Assim você estará contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e organizado.