Em um primeiro momento, conseguir organizar uma rotina de trabalho pode parecer um desafio muito grande.
No entanto, é algo que pode ser feito com paciência e dedicação. E como sabemos que você está interessado em ser mais produtivo e focado, fizemos este guia com dicas que podem ser úteis para você.
Acompanhe o nosso conteúdo de hoje para saber mais sobre essas possibilidades.
Como organizar uma rotina de trabalho?
Não existe segredo. Para organizar uma rotina de trabalho você precisa se dedicar e se manter focado na análise do que deve ser feito.
Isso quer dizer que você não precisa comprar mil e um aplicativos de organização, tampouco investir em diversos tipos de agendas e “técnicas de organização” diferentes.
O que você deve fazer é analisar todas as suas demandas e dividi-las de maneira inteligente e eficiente. Além disso, você precisa se comprometer com você mesmo. Afinal, como poderá “nascer uma rotina” se você simplesmente não cumpre com as demandas que você mesmo coloca na sua pauta? Pois é!
Por isso, entenda que as dicas abaixo devem ser colocadas em prática de modo efetivo. Não basta ficar só no campo da teoria, combinado? Então vamos lá.
1- Entenda quais são as suas atividades e analise o tempo gasto nelas
O primeiro ponto que deve ser levado em conta na hora de montar uma boa rotina de trabalho é a quantidade de atividades que devem ser executadas. Além da quantidade, é importante considerar a complexidade, os prazos, as prioridades, etc.
Depois, veja o tempo que você deverá dedicar a cada uma dessas tarefas, considerando os pontos que acabamos de citar. Assim você terá uma visão mais assertiva de quanto tempo deverá dedicar a cada atividade, viabilizando o início de uma boa rotina.
2- Crie uma planilha/agenda de tarefas diárias, semanais e mensais
Depois que conseguir visualizar todas as suas tarefas e entender o tempo que será dedicado a cada uma delas, é hora de organizar a sua agenda ou planilha de trabalho.
Coloque todas as suas tarefas divididas em: atividades diárias, semanais e mensais.
Dessa maneira, você terá muito mais organização e conseguirá enxergar todas as suas demandas de forma mais clara, estabelecendo uma rotina de trabalho.
3- Faça checklists para usar ao longo do dia
Lembre-se de que os checklists também podem ser bem úteis neste momento. Assim, além de saber qual atividade deve ser feita, você pode criar uma lista com os passos daquela tarefa e isso poderá viabilizar muito mais organização.
4- Marque horários de pausa e descanso
Dentre uma atividade e outra, marque horários para pausas e descansos. Isso evita que a sua mente fique muito saturada, fazendo que a sua produtividade não caia.
5- Estabeleça uma rotina rígida e flexível ao mesmo tempo
Depois que você seguir todos os passos acima, construa uma rotina de trabalho que seja rígida, mas também flexível.
Isto é, estabeleça horários e metas diárias que devem ser cumpridas, mas lembre-se de deixar uma margem de erro disponível para potenciais contratempos.
Desse modo, você não se sobrecarrega e cria uma rotina muito promissora.