Conforme decisão apresentada pelo governo do Rio de Janeiro na última sexta-feira (13), as escolas estaduais estão autorizadas a retomar as aulas presenciais a partir desta segunda-feira, dia 16 de agosto. Desse modo, as escolas estaduais da capital e de outros 35 municípios reabrem hoje.
Por meio de novo protocolo sanitário, o governo dá direcionamentos para as unidades de ensino da rede estadual retomarem as atividades do ensino híbrido. No dia 6 de agosto, a Secretaria de Educação havia suspendido as aulas presenciais devido a uma alta no número de casos de covid-19 no estado.
Apesar do documento autorizar as aulas presenciais, ele prevê a observância das regras de cada município. Desse modo, caso o município esteja com restrições, o ensino deverá permanecer apenas com aulas remotas.
Novo protocolo traz mudanças
Além disso, o novo protocolo traz alterações quanto ao bandeiramento. Desse modo, mesmo na bandeira vermelha, as escolas poderão abrir para aulas presenciais. Conforme as novas regras, a capacidade máxima na bandeira vermelha é de 40%. Já no caso na bandeira laranja, o máximo permitido é de até 70%. As bandeiras amarela e verde já permitem até 100% da capacidade.
Todas as escolas estaduais estarão abertas para as seguintes atividades: retirada de material pedagógico; entrega de documentos; matrícula de novos alunos; e retirada de kit alimentação.
De acordo com o governo, apenas 45% dos profissionais da educação receberam as duas doses da vacina. Caso testem positivo para a covid-19 ou apresentem os sintomas, os servidores devem ser afastados das atividades presenciais.
Ainda conforme dados do governo, 76 municípios do Rio de Janeiro estão com aulas presenciais.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!