Revoltas Nativistas: um resumo de história do Brasil
As Revoltas Nativistas foram revoltas que aconteceram no período em que o Brasil era uma colônia de Portugal.
Os principais aspectos das Revoltas Nativistas podem ser cobrados em questões de história do Brasil, principalmente nos concursos, nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre as Revoltas Nativistas no Brasil. Confira!
O que foram as Revoltas Nativistas?
As Revoltas Nativistas foram movimentos causados pelo descontentamento dos colonos brasileiros com as medidas tomadas pela coroa portuguesa. Essas revoltas aconteceram entre o fim do século XVII e início do XVIII, momento em que o Brasil ainda era colônia de Portugal.
Principais aspectos da Revoltas Nativistas
As Revoltas Nativistas eram reprimidas com violência pela coroa portuguesa, já que qualquer ameaça à estabilidade da colonização e da exploração portuguesa era imediatamente combatida.
As revoltas foram causadas, principalmente, pelo descontentamento com a colônia. Contudo, podemos citar outras causadas um pouco mais específicas, como:
- O monopólio português do comércio de mercadorias, parte do Pacto Colonial
- As medidas violentas da metrópole que favoreciam os portugueses
- Os altos impostos cobrados pela coroa portuguesa, principalmente sobre a extração de ouro realizada em Minas Gerais
Eventos das Revoltas Nativistas
Podemos citar, entre tantas, algumas Revoltas Nativistas de maior relevância. Vamos ver, a seguir, cada uma delas.
A Revolta de Beckman aconteceu no Maranhão, em 1684. O principal motivo da revolta liderada pelos irmãos Beckman foi a falta de mão-de-obra escrava e a imposição da Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão pela coroa de Portugal.
A revolta aconteceu em Minas Gerais, entre 1708 e 1709, e foi motivada pelo desejo dos bandeirantes paulistas de possuírem exclusividade na exploração das minas de ouro. Ao mesmo tempo, os emboabas, nativos da região, também queriam dominar o monopólio.
Ocorreu em Pernambuco, entre os anos de 1710 e 1711. O principal motivo que ocasionou o conflito foi os embates políticos entre os mascates, que eram comerciantes, e os senhores de engenho de Olinda sobre o controle de Pernambuco.
A Revolta de Filipe dos Santos
Aconteceu em Ouro Preto, em 1720, sob a liderança de Filipe dos Santos. Dentre as principais motivações, podemos citar:
- A cobrança de impostos abusivos impostos pelos portugueses
- A proibição da circulação do ouro em pó, uma vez que esse estava sendo contrabandeado pelos colonos
- O monopólio do comércio das mercadorias do período pelos portugueses