Nova REVISÃO CADASTRAL do Bolsa Família acontece em outubro; 14 milhões serão afetados

revisão cadastral do Bolsa Família em outubro já está acontecendo, e a estimativa é que mais de 14 milhões de pessoas passem por essa análise minuciosa com relação à renda. Assim, é possível manter os dados dos beneficiários sempre atualizados, garantindo que apenas quem realmente precisa continue recebendo o benefício.

Para entender melhor o assunto, acompanhe este texto!

Qual o objetivo da revisão cadastral do Bolsa Família em outubro?

O objetivo da revisão cadastral do Bolsa Família em outubro é o mesmo de tantos outros pentes-fino que já foram feitos pelo Governo Federal: averiguar quais cadastros no programa estão dentro das regras do Bolsa Família e quais são fraudulentos. Dessa maneira, é possível fazer a exclusão daqueles cadastros que não atendem mais aos requisitos do programa.

Muitos desses cadastros podem ser de pessoas que não precisam mais do benefício, e nem sabem que ainda recebem, mas também pode ser de pessoas que tentam burlar o sistema. É o caso, por exemplo, de famílias que têm uma renda mensal maior do que a permitida pelo programa, mas omite essa informação para continuar recebendo o benefício.

revisão cadastral do Bolsa Família em outubro
Entenda a revisão cadastral do Bolsa Família em outubro. Foto: Canva.

Nesses casos, o Governo faz o cruzamento de informações, considerando, inclusive, dados da Receita Federal, para averiguar se a pessoa realmente está apresentando informações verídicas ou não. Quando as irregularidades são detectadas nesse tipo de revisão, automaticamente esses cadastros são cancelados para que apenas as famílias realmente necessitadas continuem recebendo os pagamentos mensais.

De maneira resumida, podemos dizer que a ideia central dessa revisão é garantir que apenas quem realmente precisa continue usufruindo do programa, excluindo aqueles que podem estar tentando se “aproveitar” dos pagamentos do Bolsa Família. Isso acontece por meio da inclusão de dados atualizados no sistema CadÚnico, com relação à renda das famílias.

Quem será afetado?

No início do ano de 2023, já foram feitas algumas revisões cadastrais em beneficiários do Bolsa Família. A estimativa é que mais de 15 milhões de brasileiros tenham passado pela revisão. Agora, a partir de outubro, uma nova revisão deve contemplar cerca de 14 milhões de pessoas.

A responsável pela revisão é a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sagicad/MDS), que fará a incorporação das informações atualizadas no Cadastro Único. Vale ressaltar que esse tipo de revisão acontece de forma automática. Para isso, será feita a análise dos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e sua respectiva atualização ou correção no Cadastro Único.

Aqueles beneficiários que tiverem dados divergentes e suas rendas ultrapassarem os limites máximos do programa Bolsa Família, poderão correr o risco de parar de receber o benefício. Fique atento nesse sentido e caso o seu benefício seja cancelado, mas você não concorde com a decisão, busque orientações no CRAS mais próximo de você.

Lá, especialistas poderão de ajudar a entender o que pode ter acontecido com o seu cadastro, além de detalhar o que pode ser feito para você corrigir a situação e garantir o pagamento da sua família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.