Revalida 2023/2: Inep divulga período de inscrição para edição do 2º semestre

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta semana o edital do Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) referente ao 2º semestre deste ano.

O Revalida é um exame obrigatório para quem obteve diploma de graduação em Medicina fora do Brasil, mas deseja exercer a profissão no país. Tradicionalmente, o exame conta com duas etapas, sendo uma teórica e outra prática.

Período de inscrição

De acordo com o cronograma, as inscrições para a 1ª etapa do Revalida 2023/2 serão recebidas no período de 21 até 27 de junho de 2023. Conforme as orientações do edital,  o procedimento de inscrição deve ser feito virtualmente, por meio do Sistema Revalida.

Poderão participar da etapa inicial do exame brasileiros ou estrangeiros em situação legal no Brasil. Além disso, para participar, é necessário possuir diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente.

Para realizar a inscrição na 1ª etapa os candidatos devem enviar diploma para avaliação feita pelo próprio. No momento  da inscrição também é preciso indicar a cidade onde deseja realizar o exame. Ainda de acordo com o edital, os locais de prova serão em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O Inep ainda não informou o valor da taxa de inscrição para essa segunda edição do Revalida 2023. Na última edição do exame, o valor cobrado para participar da 1ª etapa foi de e R$ 410,00.

Provas

A aplicação das provas do Revalida 2023/2 está marcada para o dia 6 de agosto de 2023. A avaliação teórica abarcará conteúdos de Clínica médica, Cirurgia geral, Pediatria, Ginecologia e obstetrícia e Medicina da família e comunidade.

Apenas os aprovados nesta 1ª etapa poderão participar da 2ª etapa do Revalida. Em breve o Inep informará a nota de corte para a aprovação.

Revalida 2023/1 em andamento

A 2ª etapa da primeira edição do Revalida 2023 ainda está em andamento. O Inep já recebeu as inscrições, mas a aplicação das provas da 2ª fase nos dias 24 e 25 de junho de 2023. Essa etapa consiste na fase prática do exame, contando com uma prova de Habilidades Clínicas. Os locais de prova da 2ª etapa serão em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

São referências para as provas os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina.

Ainda de acordo com o edital, a publicação do gabarito preliminar está marcada para o dia 28 de junho. O documento indica ainda que caberá a interposição de recurso. O resultado preliminar da 2ª etapa deve sair no dia 24 de agosto. Já a publicação do resultado final do Revalida 2023/1 está prevista para o dia 29 de setembro de 2023.

Sobre o Revalida

Revalida é um exame de caráter obrigatório para brasileiros ou estrangeiros que cursaram Medicina em instituições de ensino superior estrangeiras.

Portanto, as pessoas que fizeram o curso Medicina e obtiveram diploma fora do Brasil só podem exercer a profissão no país após obter aprovação nas duas etapas do exame e revalidar o diploma junto a uma universidade brasileira.

A 1ª etapa do Revalida 2023/1 aconteceu no dia 5 de março de 2023, com locais de prova em oito capitais brasileiras. O exame da 1ª etapa contou com uma prova objetiva com 100 questões (P1) e uma prova discursiva com 5 questões (P2).

O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acesse o edital da 2ª etapa na íntegra para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.