3 maneiras de estudar leis e doutrinas para concursos

Quem está estudando para concursos públicos sabe bem da importância de estudar leis e doutrinas. Entende-se que, para se tornar um servidor público, é necessário ter esse conhecimento não somente para ser aprovado como também para utilizá-lo nas rotinas do cargo. 

Em síntese, todos sabem que esse estudo é fundamental, mas algumas pessoas não sabem por onde começar. Será que isso pode estar acontecendo com você no momento?

Por isso, selecionamos dicas para ajudar quem precisa estudar a legislação brasileira, assim como doutrinas que podem aparecer em questões de concursos. Acompanhe. 

Estude a Lei Seca

A Lei Seca se refere à lei como ela é, ou seja, como consta na Constituição. 

Toda a banca traz perguntas nas quais têm nos enunciados ou nas alternativas trechos retirados da lei maior. Além disso, poderá ser cobrado que você os cite. 

Ademais, um dos principais conselhos para os concurseiros de quaisquer áreas é aprofundar os conhecimentos sobre os regimentos presentes na “carta magna”. 

Invista em livros de doutrinas

Livros que abordam as fontes do Direito provenientes de especialistas na ciência jurídica corroboram diretamente no estudo para concursos públicos. 

Elas são fundamentais para que os estudantes construam o seu senso crítico e sua interpretação sobre casos distintos. 

No entanto, é preciso escolher bem as fontes, pois cada banca organizadora tem um perfil específico nesse sentido. 

Uma boa estratégia para ficar esperto na abordagem de cada banca é estudar respondendo questões, saiba mais no tópico a seguir. 

Resolva o máximo de questões que puder

Muitos estudantes têm dúvidas sobre a eficácia do estudo por questões. O fato é que apenas focar no estudo por meio das questões de cada banca organizadora pode ser arriscado, sim. 

Existem concurseiros que estudam dessa maneira e conseguem sucesso, porém, deve-se ter uma estratégia muito bem definida. 

Segundo especialistas, as questões sobre leis e doutrinas devem ser estudadas juntamente com a leitura da Constituição, das doutrinas, dos materiais referentes às outras matérias, vídeo aulas, etc. 

Por fim, é preciso escolher sempre as questões da banca específica do concurso público que você irá prestar. 

E então, gostou das dicas? Compartilhe quem com precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial e Bolsa Família: Cronograma de pagamento desta semana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.