Resumo de Português: as figuras de linguagem   

Um resumo completo

Figuras de Linguagem: um resumo completo para as suas provas

O termo “figuras de linguagem” é usado para determinar estratégias que podem ser usadas em um texto para criar um efeito ou ênfase.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de português dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares, a prova do ENEM e alguns concursos públicos.

Dessa maneira, para que você possa se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre as figuras de linguagem. Confira!

Figuras de Linguagem: classificações

As figuras de linguagem podem ser agrupadas em quatro categorias. Vamos conhecer, a seguir, mais sobre cada uma delas.

Figuras de pensamento: as figuras de pensamento atuam por meio da combinação de pensamentos e ideias. Dentre elas, podemos citar: eufemismo, paradoxo, ironia, antítese e hipérbole.   

Figuras de som: as figuras de som estão relacionados ao som das palavras. Confira dois exemplos desse tipo de figuras de linguagem: onomatopeia e aliteração. 

Figuras de sintaxe: as figuras de sintaxe atuam diretamente na formação gramatical da frase. Como exemplo, podemos citar o hipérbato, o anacoluto e o pleonasmo.    

Figuras de palavras: também conhecidas como figuras semânticas, as figuras de palavras estão relacionadas significado das palavras. Dentre as principais, podemos citar: metonímia, perífrase, sinestesia e catacrese.     

Figuras de Palavras: características e exemplos

A categoria conhecida como “figuras de palavras” é a mais abordada por questões de português. Elas são usadas usadas em frases como recursos expressivos.

Dentre as principais, podemos citar:

Metáfora: comparação entre palavras de sentido diferente. Exemplo: A sua amiga é um monstro.

Metonímia: essa figura utiliza o significado de parte de algo para explicar o todo. Exemplo: Ela gosta de ler Lima Barreto. (Ela gosta de ler as obras de Lima Barreto).   

Sinestesia: é o termo usado para definir a associação de sensações usando órgãos de sentidos diferentes. Exemplo: Maria tinha um cheiro doce característico.

Perífrase: substitui uma ou mais palavras por outra. Exemplo: O rugido do rei das selvas é muito forte. Aqui, o rugido do leão foi substituído por “o rugido do rei das selvas”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.