Resumo de geografia: tudo sobre a Cordilheira dos Andes

Confira!

A Cordilheira dos Andes: assunto muito importante para as suas provas de geografia

O termo “Cordilheira dos Andes” é usado para definir uma formação geológica que está presente na América Latina.

Esse assunto é abordado com muita frequência por questões de geografia, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Cordilheira dos Andes. Vamos conferir!

O que é a Cordilheira dos Andes?

Você sabia que a Cordilheira dos Andes é uma das formações geológicas mais importantes do planeta?

Isso mesmo. Essa formação geológica ocupa mais de oito mil quilômetros da costa oeste da América Latina e é a maior cadeia de montanhas do mundo.

Principais aspectos da Cordilheira dos Andes 

A Cordilheira dos Andes atravessa sete países sul-americanos. São eles: Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Chile e Bolívia.

Na Cordilheira dos Andes o ar é rarefeito, o que significa que nos pontos em que a altitude é mais elevada, a pressão do ar diminui, provocando dificuldade para respirar. Também é importante mencionar que as temperaturas variam conforme o relevo: quanto mais alto, maior é a altitude e maior a chance da presença de neve e de temperaturas negativas.

Em relação à flora, predominam  as estepes, também chamadas de vegetação rasteira. Na fauna estão presentes mamíferos que se adaptaram ao local, como as lhamas, as vicunhas e as alpacas. Pássaros e ursos também podem ser encontrados

Por fim, devemos ter em mente que a Cordilheira dos Andes é responsável por influenciar o clima de uma parte do Brasil: a Amazônia. Isso acontece por um simples motivo: a grande umidade produzida na Amazônia consegue ser distribuída para outras regiões do Brasil. Ainda, alguns dos rios que dão origem ao rio Amazonas possuem suas origens na Cordilheira. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.