Atualidades para vestibulares: o impeachment de Dilma Rousseff
O impeachment da presidente Dilma Rousseff aconteceu ocorreu no ano de 2016.
O assunto é cobrado com frequência em questões de atualidades dentro de provas como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o impeachment de Dilma. Confira!
Impeachment de Dilma Rousseff: definição
No ano de 2014, iniciou-se uma grave crise econômica no Brasil. Nesse mesmo ano, Dilma Rousseff, do PT, venceu as eleições no segundo turno contra o candidato Aécio Neves, do PSDB.
Esse seria, então, o segundo mandato de Dilma. Contudo, logo no início, atritos entre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e a então presidente do país aconteceram
Impeachment de Dilma Rousseff: causas
O impeachment de Dilma foi sustentado por diversos motivos, como:
- A acusação de crime de responsabilidade fiscal
- Desrespeito à lei orçamentária
- O doleiro Alberto Youssef afirmou que Dilma sabia do esquema de corrupção da Petrobras
Impeachment de Dilma Rousseff: contexto brasileiro
As notas do Brasil nas agências internacionais de classificação de risco não eram boas. O país estava entre as nações com alto risco para investir. Nesse contexto, os investidores retiravam o capital dos centros financeiros brasileiros, contribuindo ainda mais para a crise.
Devido à crise econômica, a população passa a se manifestar nas ruas contra o alto custo de vida no país. Essas manifestações ficariam conhecidas como “Manifestações de 2013“.
Ainda, Dilma não havia conseguido o apoio do congresso e, com isso, não conseguia aprovação de leis e projetos por ela idealizados ou sustentados.
Impeachment de Dilma Rousseff: desfecho
O impeachment ocorreu no dia 31 de agosto de 2016. A presidente, então, foi afastada do cargo.
Seu vice, Michel Temer, assumiu a presidência do país e governou até 2018.