Resumo da obra “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Marçal Aquino
Publicado pela primeira vez em 2005, a obra intitulada “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Marçal Aquino, está presente na lista de obras obrigatórias de alguns vestibulares tradicionais. Essa é uma das obras da literatura brasileira contemporânea de maior destaque.
A obra publicada pela Companhia das Letras e é composta por apenas 232 páginas e foi composta em prosa poética, tratando-se de um romance, uma obra ficcional. Nesse sentido, o livro é dividido em capítulos e conta com um narrador personagem, o fotógrafo Cauby que narra a sua história de amor.
Enredo da obra
O romance é ambientado em uma pequena cidade do interior do Pará que está prestes a viver uma nova corrida pelo ouro, tendo a mineração como uma das atividades mais importantes naquele período econômico. No início do livro, o narrador, Cauby, fala um pouco sobre si e sobre a cidade.
Nesse sentido, o enredo tem um início sem grandes acontecimentos. Cauby mora em uma pensão barata e reflete sobre o seu passado com uma certa amargura. O jovem fotógrafo paulistano, viajado e apreciador de música clássica destoa do ambiente em que vive e sobre o qual reflete durante a sua narrativa.
As personagens que estão presentes na história são justamente os moradores dessa pequena cidade do Pará. O narrador descreve os encontros com cada um desses personagens através de flashbacks. Desse modo, a narrativa mistura acontecimentos do presente e do passado.
No entanto, é quando Cauby conhece Lavínia, uma jovem mulher de personalidade forte e humor volátil, que a narrativa ganha fôlego. Cauby acabou se fascinando pela beleza e personalidade de Lavínia, que era casada com o respeitado pastor evangélico Ernani.
Em pouco tempo, Cauby e a sedutora Lavínia são atraídos um pelo outro, tendo em comum a paixão pela fotografia. Eles engatam um romance que tentam esconder dos olhos atentos dos moradores da cidade. Apesar de toda gratidão que tinha por seu esposo, a jovem se envolve profundamente com o fotógrafo, sendo esse o ponto alto do romance e o fato que desencadeia todos os acontecimentos do enredo.
Ao longo desse romance, Lavínia conta para Cauby sobre o seu passado sofrido e como acabou sendo resgatada da prostituição pelo seu então esposo, o pastor Ernani. Neste ponto, o romance ganha complexidade, aprofundando a composição dos personagens. Apesar da paixão tórrida que unia a jovem ao fotógrafo, o romance estava fadado ao fracasso, como avisa o narrador ao leitor.
Personagens e linguagem
Além de Cauby e Lavínia, a obra conta também com a presença de outras personagens de menor destaque no enredo. Desse modo, a narrativa aborda secundariamente as histórias de Chang, fotógrafo morto num escândalo de pedofilia; Viktor Laurence, jornalista local que guarda certo mistério; e Ernani, que tirou Lavínia das ruas e das drogas.
Apesar da linguagem simples e direta, o autor trabalha com as palavras de forma poética, especialmente quando se trata de Cauby descrevendo o quanto Lavínia é maravilhosa e encantadora. Os diálogos não são muitos e dispensam o uso de travessões, dando um tom diferenciado para a leitura.
Sobre o autor
Além de escritor, Marçal Aquino, nascido em Amparo, no interior paulista, em 1958, é também jornalista e roteirista. O livro “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” é a sua obra de maior importância.
No entanto, o escritor publicou também os seguinte livros: O amor e outros objetos pontiagudos, Faroestes e Cabeça a prêmio. Além disso, Marçal Aquino atuou também também roteirista dos filmes Os matadores, Ação entre amigos, O invasor, Nina e Crime delicado .
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Citação direta e indireta: como citar em seu texto de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.