República Romana: tópicos importantes para estudar 

Ao longo de 500 anos, a Roma Antiga foi governada por uma República. Esta era uma forma de governo que permitia que as pessoas escolhessem governantes. 

Foi um governo complexo com uma constituição, leis detalhadas e governantes eleitos, como os senadores. Muitos dos ideais e estruturas da república romana se tornaram a base para as democracias modernas.

Líderes da República Romana

A República Romana teve vários líderes e grupos que ajudaram a governar. Os funcionários eleitos eram chamados de magistrados e possuíam diferentes níveis e títulos.

O governo romano era muito complexo e tinha muitos líderes e conselhos. Veja abaixo alguns dos títulos e o que eles fizeram:

Cônsules: No topo da República Romana estava o cônsul. Ele possuía uma posição muito poderosa. Com o objetivo de impedir que cônsul se tornasse rei ou ditador, sempre havia dois cônsules eleitos por um ano. 

Além disso, eles detinham o poder de vetar uns aos outros se não concordassem em algo. Os cônsules tinham grandes poderes; eles decidiam quando participar de um conflito, quantos impostos recolher e quais eram as leis. 

Senadores: O Senado era um grupo de líderes de prestígio que assessorava os cônsules. Os cônsules geralmente faziam o que o Senado recomendava. 

Conselho da Plebe – Era popularmente conhecido como Assembleia dos Povos. Desse modo, os cidadãos comuns e plebeus, tinham o poder de eleger seus próprios líderes, magistrados, aprovar leis e realizar tribunais. 

Tribunos: Eles eram os representantes do Conselho da Plebe. Eles poderiam vetar leis criadas pelo Senado. 

Governadores: À medida que Roma conquistava novos territórios, os romanos precisavam de alguém para governar o local. 

O Senado então nomearia um governador para governar a terra ou província. Sendo assim, ele comandava o exército romano local e também realizava a cobrança de impostos. 

Edil: Um Aedile era um oficial da cidade responsável pela manutenção dos edifícios públicos, bem como pelos festivais romanos. 

Quando um político desejava um cargo mais alto, eles se tornavam um edil para realizar grandes festivais para se tornarem populares. 

Censor: Eram responsáveis por realizar a contagem dos cidadãos e controlar o censo. Eles também mantinham a moralidade pública e cuidavam das finanças. 

Constituição

A República Romana não tinha uma constituição escrita precisa. Ela acabou se tornando um conjunto de diretrizes e princípios que foram transmitidos de geração em geração. Ela previa ramos separados do governo e equilíbrios de poder.

Quem podia votar?

As pessoas eram tratadas de maneira diferente baseadas em sua riqueza, gênero e cidadania. As mulheres, por exemplo, não tinham o direito de votar ou ocupar cargos. 

Além disso, se você tivesse uma situação econômica mais favorável, teria mais poder de voto. Cônsules, senadores e governadores só vieram da rica aristocracia. 

Para época foi uma enorme mudança quando comparada com outras civilizações. Em Roma, as pessoas comuns podiam se unir e ter um poder considerável por meio da Assembleia e de seus tribunais.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a República Romana? Não deixe de ler também – Coliseu de Roma: História e curiosidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.