República Romana: como o tema pode cair no vestibular?

Confira!

República Romana: entenda como o assunto pode cair no vestibular

O termo “República Romana” é usado para definir um período da história da civilização romana. O regime republicano esteve em vigor entre os anos de 509 a.C. e 27 a.C..

O tópico é muito cobrado por questões de história geral, principalmente dentro das provas dos vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão de vestibular sobre a República Romana. Vamos conferir!

República Romana: questão do vestibular da UFG

O governo da República romana estava dividido em três corpos tão bem equilibrados em termos de direitos que ninguém, mesmo sendo romano, poderia dizer, com certeza, se o governo era aristocrático, democrático ou monárquico. Com efeito, a quem fixar a atenção no poder dos cônsules a constituição romana parecerá monárquica; a quem fixá-la no Senado ela mais parecerá aristocrática e a quem fixar no poder do povo ela parecerá claramente democrática. 

(POLÍBIOS. “Historia”. Brasília: Ed. da UnB, 1985. Livro VI, 11. p. 333.) 

Políbios descreve a estrutura política da República romana (509-27 a. C.), idealizando o equilíbrio entre os poderes. Não obstante, a prática política republicana caracterizou- se pela 

a) organização de uma burocracia nomeada a partir de critérios censitários, isto é, de acordo com os rendimentos. 

b) manutenção do caráter oligárquico com a ordem equestre dos “homens novos” assumindo cargos na administração e no exército. 

c) adoção da medida democrática de concessão da cidadania romana a todos os homens livres das províncias conquistadas. 

d) administração de caráter monárquico com o poder das assembleias baseado no controle do exército e da plebe. 

e) preservação do caráter aristocrático dos patrícios que controlaram o Senado, a Assembleia centuriata e as magistraturas. 

Análise:

A resposta correta para a questão do vestibular da UFG (Universidade Federal de Goiânia) é a alternativa E.

O estudante deveria entender que a república romana foi caracterizada pela presença de um governo de caráter autoritário. Dessa maneira, mesmo se os poderes fossem bem distribuídos no governo, o caráter autoritário permanecia, uma vez que os patrícios controlavam o senado e a assembleia, principais instituições de poder da época.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.