República Contemporânea: Governo Lula (2003 – 2010)
Entender o Governo Lula é essencial para se dar bem em algumas questões específicas.
História Contemporânea – Governo Lula
O Governo Lula é uma parte muito importante da História Contemporânea. O artigo de hoje vai analisar algumas das suas principais características.
O governo Lula se inicia em 2003 e se perpetua até 2010, já que o presidente é reeleito.
POLÍTICA ECONÔMICA
- A política econômica adotada no primeiro mandato tinha uma característica de continuidade.
- Investimentos: Lula diversificou os investimentos feitos pelo BNDS e estimulou o crédito. Ainda, criou o PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar, para ampliar os investimentos no pequeno produtor.
- O Brasil investiu na exportação de commodities, que se tornou responsável por 50% das exportações brasileiras. A China tornou-se uma das principais parceiras comerciais.
- Commodities são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração, como, por exemplo, frutas, legumes, cereais e alguns metais.
- Com isso, a economia aqueceu-se. A entrada de capital proveniente da exportação permitiu que o governo liberasse crédito por meio dos bancos públicos para incentivar o desenvolvimento e investisse em programas sociais.
- O governo também conseguiu controlar a dívida externa.
- O salário mínimo teve uma valorização
- O desemprego foi diminuindo e chegou a taxa de 5,3%, extremamente baixa.
CRISE ECONÔMICA DE 2008 (2º MANDATO):
- A causa principal da crise foi a quebra do setor imobiliário nos Estados Unidos. Como os juros eram baixos, as pessoas passaram a hipotecar imóveis para obter empréstimos e investir em mais imóveis.
- Devido a ampla circulação desses títulos, a inflação subiu. Assim, o governo tentou diminuir o crédito. Os preços dos imóveis caíram e as pessoas deixaram de pagar o que deviam. Com isso, bancos foram a falência, empresas despediram em massa e a crise se refletiu em todo o mundo.
- No Brasil, o governo, a princípio, acreditou que o país não seria atingido. Porém, em 2010 a crise chegou no Brasil, atingingo a economia.
No governo Lula, o país ingressou no Bloco de países emergentes (BRICS) formado também por Rússia, Índia, China e África do Sul em 2011.
CORRUPÇÃO
- Em 2004, ocorrem as primeiras denúncias. José Dirceu, Ministro-chefe da Casa Civil, foi acusado de participar de esquemas de corrupção para arrecadar fundos para o PT.
Em 2005, por meio da divulgação de uma gravação, Maurício Marinho foi flagrado recebendo propina em nome do deputado Roberto Jefferson para beneficiar empresários em contratos com a empresa. Outros políticos e empresários estiveram envolvidos e diversos foram condenados.