Renda ALTA ajuda a AUMENTAR o score? Descubra a verdade! - Notícias Concursos

Renda ALTA ajuda a AUMENTAR o score? Descubra a verdade!

Recebeu um aumento no seu salário e está em dúvida se a renda alta ajuda a aumentar o score? Saiba que você não é o único a fazer esse questionamento. Por isso, fizemos este conteúdo com uma série de informações e detalhes para você sanar essa dúvida de uma vez por todas.

Renda alta ajuda a aumentar o score?

Sendo bem diretos, não, a renda alta não ajuda a aumentar o score, ao menos não diretamente. Isto é, o simples fato de ter um aumento na sua renda não é suficiente para que a sua pontuação suba.

Porém, o que você faz com o valor a mais pode, de fato, provocar alterações na sua pontuação. Isso quer dizer que, para o score, não importa se você tem muito ou pouco dinheiro. O que importa, na prática, são os seus comportamentos financeiros.

São eles que irão ajudá-lo a aumentar o score, ou mesmo fazer com que você os diminua com o passar do tempo.

Portanto, por mais que você possa ter ficado contente com o seu aumento, esteja ciente de que é mito que a renda alta ajuda a aumentar o score.

Renda ALTA ajuda a AUMENTAR o score?
Renda ALTA ajuda a AUMENTAR o score? Foto: Canva.

O que vai impactar a pontuação nesse caso?

A pontuação que temos no Serasa score está relacionada, basicamente, a quatro pilares fundamentais, que não necessariamente têm relação com o quanto você recebe ou deixa de receber. Basicamente, os pilares são os seguintes:

  • Compromisso com o crédito: 55% do seu score é baseado no seu compromisso com o crédito. E o que seria esse compromisso? O simples ato de sempre pagar as contas em dia. Se você sempre paga suas faturas, boletos, contas de água e luz, tudo em dia, o seu compromisso com o crédito é ótimo. Assim sendo, se o novo salário fizer com que você adote o comportamento de pagar tudo em dia, automaticamente isso poderá impactar positivamente no score. Isto é, não se trata do valor em si, mas, sim, do comportamento.
  • Registro de dívidas e pendências: Os registros de dívidas e pendências que são feitos no seu CPF, considerando registros no cadastro de inadimplência, cheques sem fundo e protestos, por exemplo, equivalem a 33% da sua pontuação. Se o seu novo salário ajudar você a quitar dívidas e retirar essas pendências do seu nome, há chances de ele, indiretamente, ajudar a aumentar sua pontuação.
  • Consultas no seu CPF: Esse dado equivale a 6% da sua pontuação. Quanto mais empresas consultam seu CPF, maiores as chances de o seu score cair, pois pode passar a imagem de muitas tentativas de buscar crédito no mercado.
  • Evolução financeira: Por fim, os seus comportamentos financeiros, ao longo dos anos, também influencia no seu score. Esses dados, especificamente, equivalem a 6% do seu score.

Como pudemos ver acima, é mito que a renda alta ajuda a aumentar o score por si só. O que acontece é que ela pode servir de base para que tenhamos uma vida financeira mais organizada e estável, o que auxilia, mais tarde, na hora de conquistar um score maior. Simples assim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?