Relator afirma que Renda Cidadã deve ser financiado com Fundeb e precatórios - Notícias Concursos

Relator afirma que Renda Cidadã deve ser financiado com Fundeb e precatórios

Foi feito pronunciamento oficial à imprensa nesta segunda-feira (28) sobre o assunto

Nesta segunda-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ministros e parlamentares fizeram pronunciamento à imprensa após reunião. O senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou que a PEC Emergencial irá financiar um novo programa, chamado de Renda Cidadã, com recursos do Fundeb e de precatórios.

Bittar é o vice-líder do governo no Congresso Nacional. Ele foi um dos políticos que participou da reunião com o presidente. No pronunciamento à imprensa, o presidente e os demais políticos não responderam perguntas e não anunciaram o valor que será pago no novo programa. As poucas informações dadas foram suficientes para provocar alta no dólar e queda na Bolsa de Valores.

O Fundeb é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O Fundeb reúne recursos do governo federal, estaduais e municipais para financiar a educação básica, que vai da creche ao ensino médio. Já os precatórios são as dívidas do governo reconhecidas pela Justiça.

Márcio Bittar afirmou que o governo vem buscando uma forma de financiar o Renda Cidadã e que a tarefa “não foi fácil”. Para começar a valer, a proposta deve ser aprovada pelo Congresso Nacional.

“Sempre tem alguma parte que vai ferir alguém, que tem que tirar dinheiro para isso, mas a solução final está dada hoje num consenso. O Brasil tem no Orçamento R$ 55 bilhões para pagar de precatório, e nós vamos utilizar, vai estar na relatoria que eu apresento nesta semana, o limite de 2% das receitas correntes líquidas, que é mais ou menos o que já fazem estados e municípios”, disse o senador.

Felipe Salto, diretor do IFI, ao JN, afirmou que a medida do governo fica “no limite do calote”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?