Reino Franco: resumo para os vestibulares!

Reino Franco: aquilo que você precisa saber!

O Reino Franco foi um importantíssimo reino que se consolidou na Baixa Idade Média.

Compreender os principais aspectos desse reino é de suma importância para entender os principais eventos da Idade Média que irão acontecer em seguida da sua formação e, até mesmo, para compreender acontecimentos da história moderna e contemporânea.

Além disso, o Reino Franco aparece com frequência nos principais vestibulares do país, especialmente em questões de primeira fase.

Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características desse assunto para garantir um bom desempenho nas suas provas!

Os Povos Francos: Introdução

Os francos se organizavam em diversas tribos e viviam na região do Rio Reno. Eles eram a organização política mais poderosa da Europa depois da queda do Império Romano e iniciaram a se estabelecer por volta do século III d.C.

Igualmente, os francos são os responsáveis pela remodelação da Europa. Isso porque, possuíam em sua cultura o hábito de incluir outros povos, como os alemães, romanos e saxões. Os primeiros indícios das tribos francas podem ser observados ainda nas províncias romanas, por volta do ano 253.

O Reino Franco: Contexto histórico

As primeiras organizações francas que se destacam devido à sua forte liderança são aquelas dos sálios e ripuários. A partir de 257 d.C., eles passam a ser considerados inimigos de Roma, pela eficiência bélica apresentada, fosse por terra ou mar.

Ainda no século III, com a união entre francos e saxões, as rotas de navegação pela costa da Gália e Grã-Bretanha foram dominadas, fazendo com que o Imperador Maximiliano aceitasse a presença dos francos no exército romano.

Com essa medida, o exército romano se fortificou, vencendo as batalhas contra o Rei dos Hunos, Átila, em 451 d.C., contra os visigodos, em 463 d.C., e contra os saxões, em 469 d.C.

Sob a liderança da Dinastia Merovíngia, os povos francos expandiram ainda mais os seus territórios. São os merovíngios, com a liderança do rei Clóvis I, que consolidam o Reino Franco.

Com a conquista de novos territórios, a influência dos francos passa a ser muito forte na região que hoje conhecemos como França, Alemanha e norte da Itália, fosse através do idioma, religião, cultura ou pelas leis.

Os francos absorveram também características dos povos conquistados. Entre elas, podemos destacar a indústria e a manufatura, dos romanos e germânicos. Com isso, os avanços e prosperidade do povo franco se solidificavam ainda mais.

Posteriormente, a dinastia Merovíngia dará espaço à dinastia Carolíngia, expandindo o Reino Franco e consolidando o Império Carolíngio. Nesse Império, os francos passam a dominar a maior parte da Europa Ocidental. O império teve início com Pepino, o Breve, em 754 d.C., e continuou com Carlos Magno, seu filho.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.