Nem sempre é fácil regular as horas de sono. Às vezes, essa falta de rotina pode ser extremamente cansativa e desgastante, a ponto de atrapalhar diversas esferas de nossas vidas.
Por isso, desenvolvemos este breve guia com sugestões simples, mas eficientes, que podem lhe ajudar a começar a estabelecer uma rotina de sono melhor. Porém, em caso de problemas para dormir ou acordar, lembre-se de que o auxílio médico deve ser acionado, combinado?
Vamos adiante!
Dicas para regular as horas de sono
Para regular as horas de sono é necessário fazer uma espécie de plano. Isto é, precisamos avaliar quantas horas de sono nós precisamos para acordar mais disposto, além de analisar a nossa rotina atual. Dessa maneira, torna-se viável estabelecer um horário para ir dormir e para acordar. Abaixo detalhamos isso melhor:
1. Descubra quantas horas de sono lhe fazem bem
Segundo especialistas, um adulto saudável deve dormir de 7 a 8 horas por noite. No entanto, há quem acorde disposto ao dormir 7, 7h30 ou 8h, por exemplo.
Sendo assim, considere a possibilidade de fazer testes e descubra a quantidade de horas que lhe ajudam a acordar com mais energia e disposição.
2. Estabeleça um horário para dormir e acordar
Depois de descobrir a quantidade de horas de sono que costumam lhe dar mais energia, é hora de estabelecer um horário para dormir e acordar.
Se você começa a trabalhar às 9h, considere acordar, ao menos, duas horas antes de sair, para ter um início de dia mais produtivo e agradável. Assim, basta calcular quantas horas “para trás” você deverá dormir, estabelecendo um horário para ir deitar.
Porém, aqui vale um adendo: se o seu horário de dormir for 22h, considere se deitar por volta das 21h30, se possível. Assim, as chances de adormecer no horário certo são maiores.
3. Vá se adaptando ao novo horário de forma gradativa
Se você não tem um horário de sono bem definido, essa é uma das dicas de como regular as horas de sono mais importante! Afinal, muitas pessoas tentam fazer mudanças radicais, que as impedem de ir adiante no plano.
Sendo assim, se você costuma dormir 3h da manhã, mas quer começar a dormir às 22h, considere ir deitar 30 minutos ou uma hora mais cedo a cada semana. Hoje você pode ir dormir às 2h, na semana que vem às 1h30, e assim por diante.
Vale considerar que essa mudança gradativa também deve ser posta em prática pela manhã. Isto é, considere acordar 30 minutos ou uma hora mais cedo a cada semana de adaptação.
4. Cuidado com o uso de dispositivos eletrônicos à noite
Evite usar os dispositivos eletrônicos à noite, especialmente 1 hora antes de dormir, se você realmente quer regular as horas de sono. Afinal, eles podem atrapalhar o descanso e impedir que você sinta sono na hora correta.
5. Permita a entrada de luz natural no quarto, pela manhã
Por fim, considere deixar a cortina do quarto aberta, para que a luz natural, que surge pela manhã, entre em contato com você e permita que o seu corpo se sinta mais desperto, auxiliando-o na hora de acordar na hora certa e regular as horas de sono.
Esperamos que você possa dormir bem e acorde ainda melhor, todos os dias!
Veja também: Dormir mais no fim de semana faz mal?