O Governo Federal concede diversos benefícios a população carente brasileira, entre eles estão o Auxilio Brasil, Vale-Gás e Tarifa Social. No entanto, para receber um dos três é necessário que a família se encaixe nos requisitos estabelecidos pelo governo.
De atenção, os interessados devem manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Para se registrar, basta se dirigir ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da sua cidade. Veja mais detalhes sobre os programas a seguir.
Veja também: Auxílio de R$ 200 é liberado neste mês; veja como receber
O benefício do Auxílio Brasil é concede para:
Como receber?
Os pagamentos ocorrem por meio das contas:
O vale-gás é disponibilizado para as seguintes famílias:
O valor do benefício deve corresponder, a no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg do gás de cozinha. A média é divulgada mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O desconto do programa Tarifa Social pode ser concedido a qualquer:
Atualmente, o governo já inclui as famílias que se encaixam no programa de maneira automática por meio do CadÚnico, mas algumas companhias de energia já faziam a seleção por conta própria.
Desconto na conta de luz
A tabela de desconto é dividida da seguinte forma:
As famílias indígenas e quilombolas que estão inscritas no CadÚnico se consumirem até 50 kWh/mês, terão um desconto de 100% na fatura de energia.