Reformas Religiosas: como pode cair no vestibular?  - Notícias Concursos

Reformas Religiosas: como pode cair no vestibular? 

Confira!

Reformas Religiosas: como o assunto pode ser cobrado na sua prova?

O termo “Reformas Religiosas” é usado para definir aos movimentos de contestação aos dogmas católicos que aconteceram a partir de meados do século XVI na Europa.

O assunto é cobrado com muita frequência por questões de história geral dentro das principais provas do país, como os vestibulares.

Sendo assim, é muito importante que você saiba como as Reformas Religiosas podem aparecer no seu vestibular. Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe a resolução comentada de uma questão sobre o tema. Vamos conferir!

Reformas Religiosas: análise de questão

(Puccamp – 2018) Regimes que se dizem cristãos e que derivam sua autoridade de um determinado corpo de textos já variaram do reino feudal de Jerusalém aos shakers, do império dos tsares russos à República Holandesa, da Genebra de Calvino à Inglaterra georgiana. Em épocas distintas, a teologia cristã absorveu Aristóteles e Marx. Todos afirmavam provir dos ensinamentos de Cristo – embora em geral desagradando a outros cristãos igualmente convencidos de sua cristandade.

HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo. Marx e o marxismo (1840-2011). São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 312.

No texto de Eric Hobsbawm, há informações que nos fazem em lembrar a Reforma Protestante, a qual pôs um fim no monopólio espiritual da Igreja Católica, oferecendo novas opções religiosas. Um dos efeitos do movimento, sobretudo a partir de Calvino, foi:

a) a destruição da maioria das bibliotecas, restando algumas pertencentes à Igreja Católica que serviam de base para os movimentos heréticos.

b) o estímulo ao desenvolvimento capitalista, na medida em que criou uma ética favorável ao lucro, ao trabalho árduo e ao enriquecimento pessoal.

c) o fim das promoções eclesiásticas baseadas no critério da riqueza pessoal ou familiar dos sacerdotes, adquirida com a venda das indulgências.

d) a reafirmação da tese que defendia a salvação da alma pela fé e pelas boas obras, contrariando o dogma que determinava a salvação pela fé.

e) o incentivo ao surgimento de movimentos heréticos contra a prática religiosa desenvolvida por seitas rurais que deram origem às Reformas.

Análise:

A resposta correta para a questão do vestibular da PUCCAMP, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é a alternativa B.

O movimento calvinista, liderado por João Calvino, defendida os ideais da burguesia. Dentre as suas principais características, podemos mencionar o incentivo ao trabalho (uma vez que, segundo os seguidores da doutrina, “o trabalho dignifica o homem” e ao enriquecimento pessoal.

Com os seus ideias burgueses, o movimento de Calvino foi amplamente aceito pela burguesia, uma vez que a Igreja Católica condenava a usura, ou seja, o fornecimento de empréstimos com o para obtenção de lucros, prática exercida pelos burgueses ao longo da Baixa Idade Média.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?