A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA) está participando da 29ª Agrinordeste, que acontece esta semana, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, de acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Rede LFDA participa da Agrinordeste
Para demonstrar a participação da Rede LFDA em várias etapas entre o início da produção agropecuária e a mesa do consumidor, um material audiovisual apresenta as análises realizadas pela Rede de laboratórios oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Além dessas informações, estão sendo exibidas análises realizadas nos laboratórios. Uma delas é uma análise de qualidade da cachaça, onde se verifica se a acidez do produto está de acordo com os padrões de identidade e qualidade, de acordo com a divulgação oficial.
Análises
Os visitantes podem conferir como se desenvolve essa análise, quais são os critérios e entender os critérios de uma cachaça com qualidade. Além disso, o público também pode acompanhar as análises de polpas de fruta, acompanhando a quantidade de açúcar através do índice refratométrico (ou Brix), e degustando os sucos para comprovar os achados analíticos.
Segundo destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ideia das apresentações é trazer a realidade do laboratório para perto do cidadão, e exibir as avaliações a que um produto é submetido antes de chegar ao consumidor.
Conhecimento
Para a Coordenadora do LFDA-PE, Adriana Soares Leite, o contato do corpo técnico com os consumidores é muito importante para difundir o trabalho realizado nos LFDA. “O contato dos consumidores com o ambiente do laboratório é essencial para o entendimento dessa atividade que é tão valiosa para a sociedade brasileira”, completou, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Sobre a Rede LFDA
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que a Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA) é composta por seis complexos laboratoriais do Mapa, situados em diferentes estados (RS, MG, PE, SP, GO e PA).
Serviço essencial para o agronegócio
A Rede LFDA é responsável por análises de diferentes insumos e produtos agropecuários como carnes, leites e derivados, produtos de origem animal vegetal, vacinas, sementes, grãos, fertilizantes, diagnóstico animal e fitossanitário, entre outros.
A Rede LFDA é a responsável por fornecer dados técnicos e resultados de análises laboratoriais, que compõem a tomada de decisão no âmbito da defesa agropecuária, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).