Documento oficial para avisos internos
Circular é um dos assuntos cobrados em provas de concursos e vestibulares como uma redação oficial. Na gramática, enquadra-se nos gêneros textuais e caracteriza-se por ter uma escrita técnica.
A circular é um documento oficial, portanto só poderá ser escrita por autoridades respeitando a hierarquia dentro da organização (geralmente é escrita por chefes, gerentes e diretores). Ela tem a função de ser informativa, integrando o tipo textual de mesmo nome. É usada para divulgar informações para um maior número de pessoas dentro de uma organização pública ou privada.
Nesse documento normalmente constam avisos de ordens, regras e outros assuntos que precisam chegar a todas as pessoas em um mesmo ambiente. Para que a mensagem seja lida por todos, geralmente a circular é fixada em um local estratégico.
Como mencionado anteriormente, a circular possui uma redação técnica, por isso quem for escrevê-la deverá possuir um conhecimento prévio sobre a sua estrutura. Tratando-se da estrutura padrão da redação de uma circular, ela lembra um memorando, pois ambos possuem muitas semelhanças.
Na circular põe-se: timbre (logotipo ou brasão), título (assunto), número do circular, data, ementa (identificação do assunto), vocativo com o pronome de tratamento, corpo do texto (quesito principal), despedida e assinatura (pode aparecer o nome completo ou as iniciais de quem escreveu).
Exemplo
Centro Empresarial Joaquim Navarro
CNPJ: 00.000.000/0000-00
CIRCULAR Nº 10/2019. Em 22 de março de 2019.
Ementa: horário de carga e descarga
Senhores condôminos:
Visando organizar o fluxo de caminhões nas dependências do Centro Empresarial Joaquim Navarro, comunicamos que o serviço de carga e descarga deverá ser feito de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 20h30, e aos sábados das 6h às 9h.
O descumprimento será passível de multa e a reincidência poderá levar à rescisão do contrato com o locatário.
Contamos com a colaboração de todos.
Atenciosamente,
Arnaldo Batista Coelho.
Síndico
Diferenças entre Redação e Redação Oficial
A redação é a forma de um texto que permite a expressão por meio da escrita. É a abordagem de um tema (assunto) discutido sob o ponto de vista de quem escreve. Exige habilidade de escrita, conhecimento sobre o assunto a ser redigido e, claro, da norma culta padrão do idioma. A redação também pode ser jornalística e publicitária.
Uma redação pode ser narrativa, descritiva ou dissertativa. Em provas de vestibulares e concursos, o estilo mais comum é o dissertativo, em que o autor expõe implicitamente os seus pontos de vistas sobre o assunto a ser discutido, levando em consideração a impessoalidade. Esse tipo normalmente é cobrado para ser escrito em uma quantidade de 20 a 30 linhas.
Já a redação oficial é utilizada em documentos públicos e norteia-se pelo Manual de Redação da Presidência da República. Esse conteúdo costuma ser cobrado em questões objetivas. Para um documento ser considerado oficial precisa atender às características de formalidade, impessoalidade, linguagem culta e objetividade.
Diferença entre circular e memorando
Circular e memorando são gêneros textuais muito confundidos entre si. Tal confusão dá-se por ambos apresentarem a mesma estrutura de redação técnica. Contudo, a diferença está no público-alvo. Um memorando tem como público os funcionários de um setor, enquanto que o documento do tipo circular pode ser escrito e enviado para vários setores ao mesmo tempo.
Curiosidade
O nome circular também designa uma norma jurídica que é produzida pelo poder executivo, para a padronização de condutas e regras. A circular pode ser impressa, digitada (forma mais usada), datilografada (atualmente menos usada), mimeografada ou fotocopiada.