Redação do Enem: Saiba como melhorar a sua argumentação

A prova discursiva do Enem exige uma dissertação do tipo argumentativo. Nesse sentido, a redação precisa apresentar uma série de elementos e de informações bem fundamentados. De acordo com as competências estabelecidas pelo Inep como critério de correção da redação, uma boa argumentação é fundamental para obter boas notas.

Portanto, o participante do Enem precisa apresentar argumentos coerentes no sentido de convencer o leitor quanto à validade do seu ponto de vista exposto no texto. Para isso, o estudante deve relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. Isso é argumentar. No entanto, algumas pessoas têm certa dificuldade em criar uma boa argumentação. Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas.

Como melhorar a argumentação?

Comprove suas afirmações com fatos

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não há argumentação sem comprovação ou exemplificação. Na redação do Enem, além de fazer afirmações, o estudante precisa justificá-las por meio de fatos, acontecimentos históricos ou da atualidade, etc. Então, não se esqueça de embasar o que pretende dizer.

Considere os textos motivadores

Os textos motivadores não devem ser copiados, até mesmo porque plágio é crime. No entanto, eles não estão na prova apenas para direcionar o tema da redação, mas também para servir de base para os estudantes. Então, fique à vontade para fundamentar seus argumentos de acordo com dados dos textos motivadores. Use os textos por meio de paráfrases e argumente a partir deles.

Jamais invente dados

Inventar dados pode simplesmente acabar com seus argumentos ao invés de validá-los. Portanto, use apenas dados válidos, reais e que possam ser encontrados em fontes seguras, como jornais e livros. Caso não saiba os números exatos sobre determinado tópico, não os invente. O melhor é buscar outras maneiras de melhorar a argumentação. Para isso, o estudante pode citar séries, filmes, peças de teatro, etc.

Evite afirmações vagas

A redação do Enem exige que o participante defenda um ponto de vista, exponha um dado tema e aponte uma solução para o problema, que geralmente é de cunho social. Desse modo, o estudante deve expor com profundidade e argumentar bem sobre o assunto. Então, evite fazer afirmações vagas, que não dirão muito sobre os seus argumentos. Explicações muito gerais podem não ser suficientes para garantir a coerência e a lógica do seu texto. Portanto, faça análises críticas a partir de elementos concretos.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.